Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Motorola Edge 40 Pro, o “brabo wannabe”

Motorola Edge 40 Pro, o “brabo wannabe”

Compartilhe

A Motorola apresentou oficialmente o smartphone Edge 40 Pro, que nada mais é do que a versão global do Moto X40 da China.

Com o grande destaque da presença do excelente processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, a Motorola apresentou o modelo inicialmente para a Europa, mas confirmou que o telefone será lançado na América do Sul nas próximas semanas.

Então, chegou a hora de confirmar se tudo o que esse modelo vai receber é exatamente o mesmo que a versão lançada no mercado asiático, ou se temos algumas adaptações para o ocidente.

 

Motorola Edge 40 Pro: Principais Características

Em fevereiro, o Edge 40 Pro apareceu na lista de dispositivos do Google Play Console, o que tira um pouco do fator surpresa desse lançamento.

E… preste muita atenção neste detalhe: o modelo vem com o Android 13 de fábrica, mas a Motorola não revelou por quantos anos o Edge 40 Pro receberá suporte de atualização do sistema.

Ou seja… vocês já podem imaginar o que eu penso dessa informação.

Deixando um pouco da possível obsolescência programada que a Motorola pode adotar de forma vergonhosa neste caso, vamos comentar os principais detalhes que podem justificar o investimento no Edge 40 Pro.

Em termos de design, o Motorola Edge 40 Pro apresenta uma aparência semelhante ao seu antecessor, o Edge 30 Pro, com uma traseira de vidro curvo e uma moldura de alumínio. O sensor de impressão digital está localizado na tela, o que proporciona uma sensação de modernidade e praticidade para desbloquear o aparelho.

Além do processador poderoso, outro grande destaque que chama a atenção no Edge 40 Pro é a sua câmera frontal de 60 MP, que é a maior do mercado e também está presente em outros smartphones chineses, bem como nos modelos Edge 30 Ultra e Edge 30 Pro. Para quem precisa dar ênfase para selfies e vídeos para redes sociais, esse detalhe pode fazer toda a diferença para alguns produtores de conteúdo.

Na parte de traseira, o Edge 40 Pro tem três câmeras, incluindo duas lentes de 50 MP (wide e ultrawide) e uma teleobjetiva de 12 MP com zoom 2x. A câmera teleobjetiva é uma novidade em comparação com o seu antecessor Edge 30 Pro.

A tela do Edge 40 Pro tem uma taxa de atualização de 165 Hz e mede 6,7 polegadas. A tecnologia utilizada é pOLED, com resolução 1080p, e o display tem sido elogiado lá fora.

Para trabalhar com o poderoso processador Snapdragon 8 Gen 2, o Edge 40 Pro recebe 12 GB de memória RAM e opções de armazenamento de 256 GB ou 512 GB, utilizando a tecnologia UFS 4.0.

O Edge 40 Pro tem uma bateria de 4.600 mAh com carregamento rápido. O celular suporta até 125 W com fio e 15 W sem fio, e vem com um carregador na caixa.

Além disso, o Edge 40 Pro possui recursos de conectividade, como suporte a 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC e GPS. O smartphone também vem com alto-falantes estéreo sintonizados pela Waves MaxxAudio e uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm, o que é uma característica cada vez mais rara nos smartphones modernos.

 

Motorola Edge 40 Pro: quanto custa?

A Motorola não especificou a data de lançamento do Edge 40 Pro no Brasil, mas afirmou que será em breve. Na Europa, o preço é de 899,99 Euros (cerca de R$ 4.546,42 em conversão direta).

É claro que não dá para realizar qualquer tipo de comentário sobre o valor sugerido do produto para a nossa realidade enquanto ele não chegar ao Brasil. Mas não posso ignorar que o Edge 40 Pro custa lá fora menos do que alguns dos seus principais concorrentes de especificações.

Ou seja, existe um potencial para que esse produto se torne um campeão de vendas, considerando exclusivamente a sua relação custo-benefício.

O grande problema da Motorola continua a ser a sua política de atualizações.

Boa parte dos seus usuários estão literalmente traumatizados por ficarem abandonados no churrasco da vida por pagarem caro por telefones da Motorola e não receberem todas as atualizações que o dispositivo poderia suportar.

Se a Motorola oferecer garantias que o Edge 40 Pro vai funcionar pelo mesmo intervalo de tempo que a concorrência, quem sabe dá para recomendar o modelo para os mais indecisos.

Caso contrário, eu fico na minha, observando os movimentos e esperando uma posição oficial da marca sobre o assunto.


Compartilhe