TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que não tenho a mesma velocidade de internet WiFi em todos os cômodos da minha casa? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que não tenho a mesma velocidade de internet WiFi em todos os cômodos da minha casa?

Por que não tenho a mesma velocidade de internet WiFi em todos os cômodos da minha casa?

Compartilhe

Ter uma internet sem fio em casa pode ser uma experiência prazerosa ou complexa. Tudo depende de uma série de fatores que podem afetar de forma decisiva no resultado final da equação.

Muitos usuários reclamam que não recebem a mesma qualidade de sinal da internet WiFi em todos os cômodos de sua casa ou escritório. Bom, é importante deixar bem claro que se você, que está lendo este post neste momento, é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho nessa reclamação.

A grande maioria dos usuários de internet sem fio enfrentam este mesmo problema, e é importante entender por que isso acontece para buscar a melhor solução para cada caso.

 

 

 

Olhando para os detalhes que não são visíveis para todos

Os usuários mais avançados já sabem quais são os motivos que atrapalham a plena qualidade de sinal de uma rede sem fio em casa ou no escritório, mas os usuários mais leigos podem não alcançar esse entendimento. E é para o segundo grupo que este post existe.

A primeira coisa que você deve entender é como funciona a internet WiFi.

Ela trabalha através de ondas de rádio que, se fossem visíveis, seriam em forma de donut (aquele doce delicioso que o Homer Simpson adora). Em um cenário doméstico normal, essas ondas saem do roteador e viajam para cobrir uma determinada área. E toda onda de rádio está sujeita a algumas limitações.

Toda rede WiFi possui um alcance específico. Quanto maior a distância que esse sinal tem que cobrir, menor será a sua intensidade e, consequentemente, pior será a sua qualidade final de conexão, tanto na velocidade como na sua estabilidade.

Porém, este não é o único fator que pode afetar a qualidade de uma conexão WiFi. Os obstáculos físicos presentes na sua casa ou escritório e as interferências provocadas por outros dispositivos presentes em sua casa também podem ser fatores determinantes para uma queda de qualidade de sinal.

 

 

 

A mesma conexão, com resultados diferentes

Eu já vi isso em diversas oportunidades: o mesmo provedor, a mesma tecnologia de conexão, o mesmo tipo de roteador e qualidades de internet WiFi muito diferentes, tanto na velocidade como no alcance do sinal. E isso é mais comum do que você imagina.

Isso acontece porque, obviamente, não existem duas casas ou apartamentos rigorosamente iguais, o que faz com que os elementos de interferência possam ser determinantes na qualidade final do sinal.

Por exemplo, as paredes presentes na sua casa, os eletrônicos instalados na sala, a quantidade de dispositivos conectados na mesma rede e outros fatores acabam deixando a qualidade do nosso WiFi mais ou menos empobrecida, e o roteador pode simplesmente não dar conta de levar o sinal mais forte para o cômodo mais distante da residência.

Portanto, é importante ter um olhar mias clínico para sempre analisar o seu caso na hora de avaliar a qualidade da internet sem fio de sua casa, apartamento ou escritório. Não adianta tentar comparar com a qualidade de WiFi do vizinho, pois a realidade dele é diferente da sua.

Em muitos casos, você pode melhorar o alcance do WiFi simplesmente mudando a localização do roteador ou eliminando fontes de interferência de sinal. Já em outros casos, só resta comprar um repetidor de sinal para ampliar o alcance da rede sem fio em sua casa.


Compartilhe