TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Distribuições Linux para rodar games | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Distribuições Linux para rodar games

Distribuições Linux para rodar games

Compartilhe

Dá pra jogar no Linux? Dá sim!

Existem algumas versões do Linux especialmente pensadas nos videogames, e alguns usuários desejam colocar aquele computador velho para funcionar para os games mais casuais.

Neste post, vamos mostrar algumas distribuições do Linux especialmente pensadas nos games, algo que pode surpreender até mesmo os usuários mais exigentes.

E aproveito o momento para lembrar aos mais incrédulos que o repertório de videogames disponíveis para sistemas operacionais livres está aumentando exponencialmente. E este é um dos motivos para este post existir.

 

 

 

ChimeraOS

 

 

O ChimeraOS nada mais é do que o GamerOS com outro nome e logo. A distribuição nasceu quando a SteamOS deixou de receber atualizações, sendo assim uma alternativa para os órfãos do software oficial.

Seu criador descreve esse software como “um firmware de um console de videogames”, e não um sistema operacional. O ChimeraOS é focado nos jogos que podem ser jogados sem a necessidade de um teclado, e o seu site oficial conta com pelo menos 246 jogos do Steam compatíveis com a plataforma.

 

 

A distribuição conta com uma coleção de configurações otimizadas para diferentes jogos, além de contar com o Steam Buddy, um app web que permite a instalação e gerenciamento de jogos da GOG, Epic Games Store, FlatHub e ROMs para emuladores.

Seu sistema de instalação e atualização de software é proprietário e inteligente, o que pode aportar vantagens na hora de gerenciar os programas nele instalados.

 

 

 

Garuda KDE Dragonized Gaming Edition

 

 

O Garuda KDE Dragonized Gaming Edition se destaca por contar com diferentes versões, dependendo da interface de desktop instalada como padrão (são 14 opções disponíveis).

Porém, a interface que nos interessa é justamente a que dá nome para a versão, pois ela conta com uma série de jogos nativos, launchers de plataformas, emuladores de aplicativos Windows e vários clientes não-oficiais para lojas como GOG, Epic Games Store e outras.

 

 

 

Também possui suporte não-oficial para os drivers nativos da NVIDIA e ferramentas úteis para os usuários mais experientes, como perfis de hardware, supressão de ruído no microfone, gravação de gameplays em vídeo, etc.

É uma versão 4 GB mais pesada que a KDE Dragonized básica, e faz uso da kernel Linux-Zen, núcleo do sistema otimizado para um melhor desempenho nos jogos. É a melhor opção para os usuários Linux mais viciados nos videogames, que preferem não utilizar o seu PC como videogame, mas sim como PC tradicional, com teclado e mouse.

 

 

 

Pop!_OS

 

 

O Pop!_OS não é especificamente voltado para o público gamer, e é pensado também no usuário de um modo geral. Foi concebido pelo fabricante de computadores Ststem76 sobre a base do Ubuntu Linux.

É uma distribuição leve, com bom desempenho (principalmente nos notebooks), e com uma interface de usuário simples e fácil de usar. Sua instalação também é simples e rápida, e você pode fazer o download de duas imagens ISO personalizadas, uma para GPUs AMD/Intel e outra para as placas gráficas da NVIDIA.


Compartilhe