O melhor local para instalar o roteador de internet WiFi
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O melhor local para instalar o roteador de internet WiFi

O melhor local para instalar o roteador de internet WiFi

Compartilhe

De novo, aquela velha dúvida que precisamos responder de tempos em tempos, porque uma resposta definitiva é bem difícil de ser encontrada.

O tema do posicionamento do roteador na casa ou escritório do usuário é algo recorrente. As opiniões sobre o assunto são as mais diversas, e muitas pessoas acabam adotando diversas táticas, dicas, estratégias e até mesmo mandingas e simpatias para fazer o sinal de internet WiFi funcionar bem dentro do seu ambiente.

Porém, até hoje não se chega a um consenso sobre o assunto.

Por isso, vale a pena produzir mais um artigo para tentar encontrar uma resposta que seja mais ou menos universal. Pode não ser uma solução que resolva todos os problemas para todos os diferentes perfis de usuários, mas ao menos pode ser o ponto de partida para a solução do seu problema (por exemplo).

 

 

 

Antes de instalar o roteador, pense: “onde estou, e o que eu preciso”

 

Eu nem preciso dizer isso mas…

Vamos partir do princípio que a sua conexão de internet é boa o suficiente para que os problemas de sua conexão não são de localização do roteador, mas sim da velocidade nativa da mesma. De nada adianta passar essas recomendações se a sua velocidade de internet não suporta a quantidade de dispositivos conectados em sua casa.

Também estou considerando que o seu provedor de internet também não está apresentando maiores problemas. Caso contrário, você vai precisar discutir a relação com ele, na tentativa de resolver o problema em um nível um pouco mais profundo.

Dito isso, é fundamental que você posicione o seu roteador no local mais central da sua casa ou escritório, para que o sinal seja distribuído de forma mais uniforme. Como segunda opção, você pode instalar o roteador no cômodo onde você quer que o sinal fique mais forte, mas consciente que outros locais de sua residência ficarão com um sinal mais fraco.

Também considere se o seu equipamento principal é um desktop ou notebook, se ele será conectado via cabo ou WiFi, se você vai utilizar repetidores pela casa ou escritório e outros fatores pertinentes.

 

 

 

Onde você deve instalar o seu roteador?

 

Vou repetir o que disse um pouco antes: no local mais central possível da sua casa ou escritório.

O ideal mesmo (de verdade) é escolher um ponto central de sua residência para instalar o roteador, para que o sinal sem fio seja distribuído da forma mais uniforme possível.

Se você perceber que algum cômodo de sua casa ou escritório ficou com o sinal mais fraco, considere a possibilidade de instalar repetidores de sinal WiFi para completar a intensidade e qualidade dessa internet sem fio nos cômodos mais distantes.

Tudo o que você não vai querer é ter uma zona morta de sinal na sua casa, certo?

 

 

 

Conclusão

 

Essas dicas são consideradas “de consenso” entre a maioria dos especialistas em tecnologia. Se você seguir essas recomendações, as chances da qualidade de sinal da sua internet sem fio serem as melhores são grandes.

Considere também o investimento em um modem dedicado (diferente daquele oferecido pelo seu provedor de internet) e a orientação de um especialista para otimizar por completo esse posicionamento do equipamento que será vital para o bom funcionamento da internet em sua casa ou escritório.

Boa sorte!


Compartilhe