TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é uma zona morta de internet WiFi (e como resolver isso)? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é uma zona morta de internet WiFi (e como resolver isso)?

O que é uma zona morta de internet WiFi (e como resolver isso)?

Compartilhe

É simples explicar o que é uma zona morta de internet: é um local da sua casa, do seu escritório, do seu comércio ou da sua empresa onde o sinal de sua conexão WiFi não chega. E o termo é o mais adequado para explicar esse problema, já que é um local onde a sua conexão está morta. Literalmente.

Ter uma zona morte em um canto muito distante de uma casa é algo absolutamente normal. O mesmo se aplica para empresas, comércios e escritórios muito grandes. Um único roteador não dá conta de cobrir áreas enormes, já que o seu alcance é limitadona conexão são sem fio. E cabear essas conexões pode ser algo complicado quando estamos falando de áreas com grandes distâncias.

Também podemos considerar como zonas mortas aquelas onde o sinal do WiFi até chega, mas com uma qualidade tão ruim que impede que qualquer dispositivo consiga se conectar à internet, ou com uma velocidade e estabilidade de sinal abaixo do aceitável para assim aproveitar de uma experiência de qualidade nas tarefas do dia a dia.

 

 

 

Por que isso acontece, e como solucionar este problema?

 

 

Já explicamos isso: a zona morta normalmente acontece quando o sinal WiFi não é capaz de chegar aos pontos mais distantes da casa ou escritório. Como a rede sem fio tem um alcance limitado, quanto mais longe você está do roteador, maiores são as chances de você encontrar uma zona morta.

Por outro lado, é possível encontrar zonas mortas em distâncias relativamente pequenas, por conta da presença de obstáculos ou eletrodomésticos que acabam interferindo no sinal da rede WiFi, debilitando a intensidade e reduzindo o alcance, a ponto de limitar a cobertura para um alcance de poucos metros.

Para resolver este problema, existem algumas opções que podem ser mais ou menos eficientes, dependendo das particularidades do local onde a sua rede sem fio está instalada. Leve em consideração que, em alguns casos, a única solução e prolongar o alcance do sinal, utilizando um repetidor WiFi ou criando uma rede Mesh (a segunda é a melhor opção em um sentido mais amplo).

A seguir, as dicas que podem ajudar a resolver o problema de redes mortas no seu sinal de WiFi:

1) Reposicione o roteador: movê-lo para uma posição central, elevada e desobstruída pode ajudá-lo a encerrar uma zona morta.

2) Use o padrão Wi-Fi 4: tem um alcance maior do que o Wi-Fi 5, embora sua velocidade não seja tão alta.

3) Oriente as antenas: Se o seu roteador tem antenas, mexer na posição delas pode ajudar a conseguir um pouco mais de alcance.

4) Mude os canais que seu roteador usa: a maioria dos roteadores atuais procura automaticamente canais menos saturados, mas se o roteador for antigo, você pode fazer isso manualmente por meio de sua interface.

5) Reinicie o roteador: às vezes podem surgir conflitos e erros que afetam nossa conexão Wi-Fi e que são resolvidos com uma simples reinicialização. Você não perde nada e pode ser muito eficaz.

 

Se nada disso resolver, a única alternativa que resta é comprar um roteador mais potente. Ou discutir a relação com o seu provedor de serviços de internet, trocando o roteador que foi instalado por ele, ou verificando se existe um problema de sinal na sua residência ou bairro.


Compartilhe