Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Por que não noto a diferença entre a internet 5G e a 4G no meu smartphone?

Por que não noto a diferença entre a internet 5G e a 4G no meu smartphone?

Compartilhe

Porque o 5G é uma porcaria no Brasil não é uma resposta válida.

Para quem acabou de comprar um smartphone novo e compatível com as redes 5G, o gosto amargo da decepção pode se fazer presente na língua neste exato momento, pois muito provavelmente vai perceber que a experiência de uso com a internet móvel é basicamente a mesma que aquela oferecida pelas redes 4G.

E eu sei que eu muito provavelmente disse que o 5G entregava uma internet muito mais rápida e com menor latência. Mas até mesmo para consumir esse conteúdo está difícil.

Então… o que está acontecendo?

 

Por que o 5G não está fazendo diferença alguma na sua vida?

Para começo de conversa, você ainda não pode utilizar todos os benefícios do 5G, ou aproveitar essa rede de quinta geração com a velocidade plena. É bem provável que você esteja em uma área onde não existe cobertura dessa novidade tecnológica, ou que a sua operadora ainda não esteja oferecendo esse serviço na sua cidade.

E eu acabei de contar para você quais são os principais motivos para que esse caro telefone compatível com 5G entregue esse desempenho de internet digno de uma carroça do século passado. Na prática, você está usando as redes 4G e, por causa disso, não está percebendo qualquer tipo de diferença na velocidade ou qualidade de internet móvel.

Tem muita gente comprando gato por lebre no Brasil, e muitos usuários são enganados pelos vendedores daquela loja de departamentos, que são capazes de entregar a própria mãe por causa de uma comissão de venda.

Não basta ter um smartphone compatível com as redes 5G para ter acesso às novas redes de quinta geração. Aliás, ter esse tipo de dispositivo sequer fará com que a sua conexão 4G fique mais rápida ou com menor latência.

Tudo vai depender se você está em um local que recebe ou não a cobertura das redes de quinta geração, e que a sua operadora ofereça essa conectividade e, além de tudo isso, que você ainda conte com um SIM Card compatível com o 5G.

E se eu fosse você, eu verificava todos esses itens antes mesmo de comprar o telefone com 5G. Só para não ter que passar com a dor de cabeça de ser feito de otário ou de corno pelo vendedor da loja.

Sem falar que alguns fabricantes de smartphones conseguem complicar ainda mais a vida dos usuários ao oferecer o mesmo smartphone com as versões 4G e 5G. Não é mesmo, dona Redmi, que adora se valer dessa prática para “oferecer alternativas para todos os bolsos”.

De qualquer forma, você vai receber uma conexão de internet por uma das duas redes. Mas reforço que ter um smartphone compatível com o 5G não fará com que ele funcione melhor com as redes 4G.

Se alguém disse isso para você em algum momento de sua vida, esse alguém estava mentindo e, muito provavelmente, não é seu amigo. Porque amigos não mentem para a gente.

Exceto quando perguntamos se estamos bem vestidos quando usamos meias laranja com uma bermuda azul marinho.

 

Como comprovar a velocidade de internet do meu telefone?

Se olhar para a tela do seu telefone e não encontrar em nenhum lugar a inscrição 5G não é uma prova suficiente para que você se conforme que não possui a cobertura das redes de quinta geração no seu telefone, uma das alternativas disponíveis é realizar um teste de velocidade.

Você pode utilizar o SpeedTest.net, o Fast.com ou até mesmo o medidor de velocidade do TargetHD.net. Todas essas ferramentas são confiáveis na medição e seguras, já que não são invasivas na coleta de dados necessários para entregar as informações da velocidade de sua conexão.

Além de verificar a quantas andam a sua rede 4G ou 5G, você obtém outras informações relevantes, como por exemplo a velocidade de upload e de download, o ping, a latência da conexão, o status da rede móvel, entre outros.

Essa é a forma mais eficiente para obter o máximo de informações sobre a rede 5G (ou 4G) que você está acessando nesse momento, e compreender, de forma definitiva, se está ou não recebendo todas as vantagens oferecidas pelas redes móveis de quinta geração.


Compartilhe