TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que não existiu (e provavelmente nunca vai existir) um filme baseado em Grand Theft Auto | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Por que não existiu (e provavelmente nunca vai existir) um filme baseado em Grand Theft Auto

Por que não existiu (e provavelmente nunca vai existir) um filme baseado em Grand Theft Auto

Compartilhe

A franquia ‘Grand Theft Auto’ é uma das mais bem-sucedidas da história dos videogames. Logo, o caminho natural para essa história seria o cinema, certo?

Certo. Hollywood mostrou interesse na produção de um filme baseado na franquia. E até houve uma tentativa de fazer um filme baseado em GTA com Eminem como protagonista, mas o projeto não se concretizou.

E eu concordo que poderia sair um ótimo filme baseado em um dos jogos de videogames mais icônicos de todos os tempos. Mas… por que não deu certo (e provavelmente nunca vai dar certo)?

 

A explicação da Rockstar

O principal motivo para não fazer o filme baseado em GTA é que o risco não compensa, segundo os fundadores da Rockstar.

Os responsáveis pela franquia (e detentores dos direitos criativos do jogo) concluíram que a franquia ‘Grand Theft Auto’ era maior do que qualquer filme proposto na época. E isso pode até parecer algo presunçoso, mas de fato é difícil não olhar para o game e constatar a sua grandiosidade, tanto na sua história em si como no seu impacto na cultura pop.

Apesar da recusa, a equipe da Rockstar recebeu várias ofertas para adaptar o jogo para o cinema, e todas foram emblematicamente recusadas. E mesmo entendendo que um filme nunca vai acontecer, nem mesmo a desenvolvedora de GTA pode dizer o “nunca, jamais em tempo algum” para essa possibilidade.

A postura inicial contra fazer um filme pode ter suavizado ao longo dos anos, mas pelo menos nesse momento, a pessoa que decide não quer mesmo um filme baseado na história do game.

 

É o Dan Houser quem manda

Dan Houser, um dos fundadores da Rockstar, revelou recentemente que ele e seu outro irmão nunca tiveram interesse em fazer um filme de ‘Grand Theft Auto’. Para ele, o dinheiro oferecido nunca foi considerado grande o suficiente para arriscar a reputação da franquia neste tipo de projeto.

Palavras de Dan Houser:

“Eles nos ofereceram muitas vezes e nunca gostamos. O dinheiro nunca esteve perto de valer a pena arriscar a joia da coroa. Nossas pequenas cicatrizes com Hollywood sempre nos levaram de volta aos jogos. Fazer um filme tem seu mérito, mas nada precisa ser feito na vida por mérito. É muito mais fácil imaginar GTA como uma série de TV, já que a forma é mais semelhante, mas eu ainda acho que perderíamos muito se alguma vez o fizéssemos.”

Por outro lado, Houser sugeriu que ‘Grand Theft Auto’ poderia ser mais adequado para uma série de televisão do que para um filme. O que faz um certo sentido, pois esse formato de mídia está, de alguma forma, mais próximo do público-alvo do jogo.

A relutância dos Houser também pode ser atribuída à percepção de que adaptações anteriores de videogames eram frequentemente criticadas. Se bem que esse quadro está mudando nos últimos anos, com o sucesso de Super Mario Bros. O Filme e a adaptação de The Last of Us para a TV.

O sucesso contínuo da franquia GTA pode tornar os criadores mais cautelosos em relação a uma adaptação cinematográfica. Afinal de contas, não queimar a imagem do jogo por causa de um projeto que não foi bem planejado é uma preocupação genuína.

Se bem que essa preocupação dos irmãos Houser chega a ser um tanto quanto exagerada em alguns casos. Os fundadores da Rockstar chegaram a processar o canal de TV BBC em 2015 por causa do telefilme ‘The Gamechangers’, que abordava a criação da saga. Daniel Radcliffe e Bill Paxton foram os protagonistas do projeto.

Um dos problemas que o telefilme entregou foi a abordagem dos problemas legais enfrentados pelos desenvolvedores da saga GTA com o advogado Jack Thompson, e a Rockstar entendeu que isso afetava de alguma forma a imagem do jogo.

Ou seja, diante dos fatos apresentados, um filme de GTA (ou até mesmo uma série de TV) está mais para Missão: Impossível do que para um projeto que pode se concretizar. A não ser que uma pilha de dinheiro descarregue na porta da Rockstar, fornecido por caminhões de algum grande estúdio de Hollywood…

…algo que será bem difícil de acontecer a partir de agora, com os novos acordos com os sindicatos de roteiristas e atores.


Compartilhe