TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que C é a unidade padrão no Windows? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que C é a unidade padrão no Windows?

Por que C é a unidade padrão no Windows?

Compartilhe

Você passou a vida inteira encarando o fato que a letra C é a que identifica o seu disco rígido ou partição principal do computador.

Mas sempre se perguntou: por que eu não posso usar outra letra para isso?

Vamos neste post oferecer algumas respostas.

 

 

 

A origem do C para a partição principal

 

 

Isso não nasceu no Windows. O responsável por essa atribuição é o seu pai, o MS-DOS, que tem mais de 40 anos de vida. Naquela época, nem todos os computadores contavam com um disco rígido incorporado, mas sim unidades removíveis, como disquetes (de 8″, de 5¼” ou de 3½”) ou fitas. E essas unidades recebiam as letras A e B de forma exclusiva.

As demais unidades foram recebendo a atribuição da letra C para frente. E como o disco rígido passou a ser a partição principal dos comutadores mais modernos…

…o resto é história.

Tudo bem, o disquete não é mais usado hoje. Mas a Microsoft historicamente sempre deu muita importância para a retro compatibilidade, o que fez com que as unidades A e B ficassem intocáveis. Vai que alguém precisa disso em algum momento.

Mas isso não significa que você não possa trocar a letra da sua partição principal no computador, caso você abandonou o disquete em 2005. Vamos mostrar a partir de agora como mudar a letra de atribuição dessa partição.

 

 

 

Como mudar a letra da unidade a partir do Administrador de Discos

 

  1. Execute o Administrador de Discos digitando ‘diskmgmt.msc’ na barra de buscas da interface do Windows (ou vá em Arquivo > Executar nova tarefa, no Administrador de tarefas.
  2. Vai aparecer uma lista das unidades de disco instaladas no seu computador. Então, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que nos interessa, e clique no item ‘Mudar a letra e rotas de acesso da unidade’.
  3. Na janela que vai aparecer, clique no botão para mudar e, depois, vai aparecer um campo deslizável com as letras A e Z.
  4. Escolha a letra que seja do seu interesse, clique em Aceitar e pronto: letra da unidade alterada.

 

 

 

Mudar a letra da unidade a partir do terminal do Windows

A segunda alternativa para realizar essa alteração da letra da unidade é através do bom e velho modo texto, ou prompt de comando do Windows (CMD.exe). É sempre recomendado que você realize esse comando com o modo de administrador ativo, pois essa é uma mudança sensível para o sistema.

Feito isso, digite a sequência de comandos abaixo (sem incluir as instruções do colchete em modo literal, mas sim adaptado ao que é orientado no texto dentro dos colchetes):

 

diskpart

list volume

select volume [inserir o número do volume do disco que você quer alterar a letra]

assign letter=[inserir a letra desejada para o volume do disco que você quer realizar a alteração]

exit

 

Feito isso, a letra da unidade que você selecionou dentro desse procedimento será alterada.

 

 

 

Conclusão

Na maioria dos casos, tal alteração não resulta em maiores problemas para os usuários, e qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento sobre o sistema operacional da Microsoft, pode realizar o procedimento.

Mesmo assim, vale a pena tomar as devidas precauções para evitar que algum programa importante para o seu dia a dia pare de funcionar em função da alteração da letra da unidade de armazenamento.


Compartilhe