Você passou a vida inteira encarando o fato que a letra C é a que identifica o seu disco rígido ou partição principal do computador.
Mas sempre se perguntou: por que eu não posso usar outra letra para isso?
Vamos neste post oferecer algumas respostas.
A origem do C para a partição principal
Isso não nasceu no Windows. O responsável por essa atribuição é o seu pai, o MS-DOS, que tem mais de 40 anos de vida. Naquela época, nem todos os computadores contavam com um disco rígido incorporado, mas sim unidades removíveis, como disquetes (de 8″, de 5¼” ou de 3½”) ou fitas. E essas unidades recebiam as letras A e B de forma exclusiva.
As demais unidades foram recebendo a atribuição da letra C para frente. E como o disco rígido passou a ser a partição principal dos comutadores mais modernos…
…o resto é história.
Tudo bem, o disquete não é mais usado hoje. Mas a Microsoft historicamente sempre deu muita importância para a retro compatibilidade, o que fez com que as unidades A e B ficassem intocáveis. Vai que alguém precisa disso em algum momento.
Mas isso não significa que você não possa trocar a letra da sua partição principal no computador, caso você abandonou o disquete em 2005. Vamos mostrar a partir de agora como mudar a letra de atribuição dessa partição.
Como mudar a letra da unidade a partir do Administrador de Discos
- Execute o Administrador de Discos digitando ‘diskmgmt.msc’ na barra de buscas da interface do Windows (ou vá em Arquivo > Executar nova tarefa, no Administrador de tarefas.
- Vai aparecer uma lista das unidades de disco instaladas no seu computador. Então, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que nos interessa, e clique no item ‘Mudar a letra e rotas de acesso da unidade’.
- Na janela que vai aparecer, clique no botão para mudar e, depois, vai aparecer um campo deslizável com as letras A e Z.
- Escolha a letra que seja do seu interesse, clique em Aceitar e pronto: letra da unidade alterada.
Mudar a letra da unidade a partir do terminal do Windows
A segunda alternativa para realizar essa alteração da letra da unidade é através do bom e velho modo texto, ou prompt de comando do Windows (CMD.exe). É sempre recomendado que você realize esse comando com o modo de administrador ativo, pois essa é uma mudança sensível para o sistema.
Feito isso, digite a sequência de comandos abaixo (sem incluir as instruções do colchete em modo literal, mas sim adaptado ao que é orientado no texto dentro dos colchetes):
diskpart list volume select volume [inserir o número do volume do disco que você quer alterar a letra] assign letter=[inserir a letra desejada para o volume do disco que você quer realizar a alteração] exit
Feito isso, a letra da unidade que você selecionou dentro desse procedimento será alterada.
Conclusão
Na maioria dos casos, tal alteração não resulta em maiores problemas para os usuários, e qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento sobre o sistema operacional da Microsoft, pode realizar o procedimento.
Mesmo assim, vale a pena tomar as devidas precauções para evitar que algum programa importante para o seu dia a dia pare de funcionar em função da alteração da letra da unidade de armazenamento.