TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A particularidade do NFC no iPhone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A particularidade do NFC no iPhone

A particularidade do NFC no iPhone

Compartilhe

A tecnologia NFC está amplamente difundida nos smartphones atuais, e tem como principal característica permitir os pagamentos sem contato a partir do seu telefone.

Os usuários Android podem ativar ou desativar o NFC a qualquer momento e sempre que quiser. Porém, a Apple entende que o recurso não pode funcionar dessa forma, e quem tem o iPhone precisa se adaptar às diretrizes da empresa.

Algo que não é tão negativo assim quando olhamos para os aspectos de segurança que são uma prioridade para a Apple.

Neste post, vamos mostrar as peculiaridades de uso do NFC no iPhone, para que você possa adaptar o recurso ao seu uso diário.

 

 

 

No iPhone, NFC funciona de acordo com a situação

Existe pelo menos uma substancial diferença no uso do NFC no iPhone em relação ao Android. E essa diferença é bem simples e direta: você não consegue ativar o NFC no telefone da Apple, pois essa funcionalidade não aparece nos Ajustes do telefone.

Isso acontece por um único motivo: a Apple restringiu o recurso de habilitação do NFC ao uso exclusivo para aplicativos que são considerados confiáveis. Ou no entendimento da gigante de Mountain View, o app de confiança é o Apple Pay.

E isso aqui faz todo o sentido do mundo.

Quem usa o Apple Pay sabe como ele é prático e seguro na hora de realizar pagamentos no iPhone. Por isso, nem faz muito sentido perder tempo com um passo adicional em ativar ou desativar o NFC. Ele faz tudo sozinho.

Aqui, a Apple combina praticidade com segurança. Basta abrir o Apple Pay, escolher o cartão, aproximar o telefone da base de pagamento e pronto: sua compra está paga.

 

 

 

Como saber se tenho e como posso utilizá-lo?

Não são todos os modelos de iPhone que contam com o chip NFC integrado. O recurso chegou ao smartphone da Apple a partir do iPhone 6 e, ainda assim, nem todos os modelos a partir dessa geração contam com as mesmas capacidades de uso da funcionalidade.

Apesar do NFC ter como principal objetivo realizar pagamentos por aproximação, fato é que podemos utilizar essa tecnologia para outras finalidades. Dá para acessar rapidamente algumas ações ou configurações por esse recurso, ou até mesmo transferir arquivos com outros dispositivos compatíveis.

Dependendo do modelo do iPhone que você possui, existem algumas restrições nos tipos de ação que o NFC pode fazer no modelo.

De forma específica:

  • iPhone 6 e iPhone SE: você só pode fazer pagamentos sem contato e ler etiquetas, embora precise de um leitor externo para fazer isso.
  • iPhone 7 e iPhone 7 Plus: Você pode realizar as duas tarefas anteriores, mas no caso da segunda, nenhum dispositivo adicional é necessário, pois você possui um aplicativo para isso.
  • iPhone 8 e superior: gerencie pagamentos móveis e digitalize etiquetas sem a necessidade de software específico, além de vincular outros dispositivos.

 

 

 

Conclusão

Está mais do que claro que a privacidade e segurança do usuário continua a ser um elemento essencial para a Apple e, por causa disso, o NFC no iPhone funciona de forma diferente.

Essa foi a forma que a Apple encontrou para garantir que mais ninguém possa acessar os seus dados, já que o chip NFC permanece sempre inativo no iPhone, a não ser que o aplicativo que vai utilizar o recurso seja executado.


Compartilhe