Por que as chamadas não são ouvidas pelo alto-falante superior do smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que as chamadas não são ouvidas pelo alto-falante superior do smartphone?

Por que as chamadas não são ouvidas pelo alto-falante superior do smartphone?

Compartilhe

Algumas pessoas ainda se comunicam por outras realizando chamadas telefônicas pelo smartphone. Logo, quando o alto-falantes superior do dispositivo para de funcionar, isso pode incomodar muita gente.

Os motivos para isso acontecer são diversos, e as soluções para este problema também. Não ouvir a voz da outra pessoa em uma chamada de voz é algo mais comum do que parece, de modo que vale a pena passar algumas dicas para ajudar aos mais leigos a resolver o problema.

 

 

 

Qual é a origem do problema?

 

Precisamos descobrir se o problema está no alto-falante do dispositivo ou na cobertura de sinal. No segundo caso, é fácil detectar isso: se durante as chamadas as barras de indicação de sinal não aparecem, é sinal claro que a qualidade da sua operadora é ruim.

Também é preciso pensar se o problema não é por conta de um software ou hardware problemático, seja por conta de um aplicativo que está impedindo o bom funcionamento do recurso, seja pela sujeira que se acumula no alto-falante.

De qualquer forma, o artigo se faz útil porque oferece algumas alternativas que o próprio usuário pode adotar antes de pagar um conserto do smarpthone na assistência técnica ou até mesmo na compra de outro dispositivo.

Dito isso, vamos apresentar as diferentes possibilidades.

 

 

 

Verifique o case e o protetor de tela

 

Cases e películas de tela nem sempre estão bem adaptadas ao modelo do nosso smartphone, e isso prejudica a qualidade das chamadas. Para resolver o problema, basta verificar visualmente se os acessórios estão obstruindo o alto-falante de alguma forma.

 

 

 

Aumente o volume das chamadas

 

Uma má configuração de som pode ser o problema, pois você pode se confundir e aumentar apenas o volume dos conteúdos multimídia, e não os das chamadas.

Para resolver este problema, ligue para alguém e peça um momento para a outra pessoa e aumente o volume do seu smartphone, pois esse ajuste certamente vai se aplicar às chamadas. Você também pode entrar em Ajustes > Som > Volume e modificar o som das chamadas ou de outras ações do dispositivo.

 

 

 

Problemas após as atualizações

 

Não é normal, mas as atualizações dos smartphones podem apresentar falhas que são facilmente solucionáveis com um simples desligar e ligar o smartphone. Em outros casos, também vale a pena retirar o SIM e voltar a colocar para que o recurso funcione. Isso acontece com todos os smartphones, e tais procedimentos podem resolver o problema com os alto-falantes do telefone.

 

 

 

Recupere o aplicativo de chamadas telefônicas

 

Se nenhuma alternativa anterior solucionou o problema, tente apagar o cache do aplicativo utilizado para realizar chamadas telefônicas:

 

  1. Acessamos as configurações do celular.
  2. Procuramos por Aplicativos.
  3. Dentro, tocamos no aplicativo Telefone.
  4. Agora, entre em Armazenamento e limpe o cache, além do armazenamento temporário.
  5. Por fim, volte uma tela e toque no item para forçar o encerramento do aplicativo.

 

 

 

Tente outras alternativas

 

Você pode utilizar outros aplicativos que realizam chamadas VoIP (WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, etc) e verificar se o problema é específico do app de telefone. Se você escuta normalmente a outra pessoa por outras plataformas, o problema está no aplicativo de telefone ou até mesmo do hardware do dispositivo.

 

 

 

Limpe o alto-falante superior

 

Seja muito cuidadoso nesse procedimento. Não utilize líquidos ou elementos que acabam danificando o alto-falante. O melhor procedimento é soprar na região do alto-falante, para que os pequenos fragmentos sejam eliminados.

Outra forma eficiente para limpar o alto-falante é utilizando um pano de microfibra, principalmente em sujeiras mais evidentes. Nos casos de sujeiras mais complexas, é melhor enviar o telefone para um serviço de assistência técnica.

 

 

 

Assistência técnica

 

Se depois de todas as soluções acima o problema continua, não existe outra alternativa a não ser procurar um serviço de assistência técnica oficial ou autorizada, pois eles vão detectar o problema e reparar o dispositivo.

Pode ser que o alto-falante está desconectado, que faz com que o telefone seja aberto. Ou que o alto-falante esteja com problemas por conta de sujeira, o que pode resultar em uma substituição deste elemento.


Compartilhe