Cuidando da minha visão para seguir trabalhando com tecnologia

Compartilhe

No momento em que escrevo este post, eu tenho 42 anos de vida. Desses, pelo menos 26 anos foram trabalhando com tecnologia de alguma forma (sem considerar que jogo videogame regularmente desde os meus 8 ou 9 anos de vida, mas não considero esse tempo porque não foi trabalho algum), e 13 anos escrevendo sobre tecnologia todos os dias para a internet.

O resultado desse tempo todo olhando para diferentes tipos de telas todos os dias? A minha visão está bem cansada.

Não foram poucas as vezes que terminei minha rotina de trabalho com dor de cabeça e com a vista embaçada, e conforme a idade vai avançando, eu comecei a me preocupar com a saúde dos meus olhos.

E você também deveria se preocupar, independente do estilo de vida e atividade profissional que você possui.

 

 

 

Cuidando das janelas para o mundo

 

Eu não pretendo parar tão cedo com o meu trabalho na internet. Meu caminho por aqui é longo, e tenho que produzir para deixar bons frutos para o futuro. E, de verdade: eu amo o que faço no TargetHD.net, e tenho plena satisfação em levantar todos os dias para escrever sobre tecnologia na internet.

Tudo bem que, em alguns dias, o sono e o frio atrapalha, e o desejo quase incontrolável em ficar na cama. Mas isso é outra história.

Tenho plena convicção que, se quero permanecer produzindo conteúdos para a internet, é fundamental que eu cuide da saúde da minha visão. Meus olhos são as minhas janelas para o mundo, e através deles consigo absorver as informações que são compartilhadas com você nos posts diários.

Poucas pessoas sabem disso, mas o ano de 2020 fez com que eu despertasse ainda mais para a necessidade de cuidar bem da minha visão. Por conta de incidentes diferentes, eu tive duas fortes crises de fotofobia, e isso fez com que eu ligasse um sinal de alerta para aumentar os meus cuidados.

 

 

 

Mudanças simples nos hábitos diários

 

 

Uma das medidas que tomei para proteger melhor a minha visão é comprar um óculos cujas lentes filtram os efeitos da luz azul emitida pelas telas. E a boa notícia é que tais óculos são baratos e podem ser encontrados em qualquer lugar, tanto em e-commerces na internet com distribuição para todo o Brasil, como em uma boa ótica em SP, como é o caso das Óticas Viva.

Quem estiver disposto a utilizar tal alternativa vai sentir a diferença rapidamente. Seus olhos vão ficar mais descansados durante as jornadas diárias, e sua mente vai se sentir mais descansada para aguentar a rotina.

Além disso, sempre vale a pena utilizar os recursos já disponíveis nos computadores, tablets e smartphones para reduzir os efeitos da luz azul em nossos olhos. Reduzir o brilho e ativar os ajustes de tela previamente configurados pelos sistemas operacionais também podem contribuir de forma decisiva para uma melhor manutenção do cansaço visual.

Por fim, o uso do bom senso é muito importante. Sei que é difícil, mas vale a pena parar de olhar para as telas que ficam ligadas ao nosso redor pelo menos 60 minutos antes de dormir. Eu bem sei como um smartphone ou tablet pode tirar o sono da gente, e por isso vale a pena fazer um esforço para desligar os dispositivos para aumentar as chances de uma boa noite de sono.

E é dessa forma que vou tentar ficar mais tempo na internet, compartilhando os conteúdos de tecnologia que são relevantes em nossas vidas.


Compartilhe