TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que ainda utilizamos o SIM Card? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Por que ainda utilizamos o SIM Card?

Por que ainda utilizamos o SIM Card?

Compartilhe

Considerando o fato que o eSIM existe a algum tempo, a pergunta que dá título para este post não é nada absurda.

O SIM Card é fundamental para o nosso smartphone, e ele existe nas nossas vidas há muito tempo. Ele serve para armazenar de forma segura (pelo menos na teoria) as nossas informações relacionadas à uma operadora de telefonia móvel, incluindo é claro o número do celular.

Pois bem, com o eSIM no mercado, muitos se perguntam por que ainda inserimos esses pequenos pedaços de plástico e metal em nossos smartphones.

Este post responde a esta pergunta, mostrando vantagens e desvantagens das duas tecnologias de armazenamento de número de celular.

 

 

 

O que o SIM Card armazena de tão precioso?

O SIM Card ainda é muito relevante na vida de qualquer pessoa que possui hoje um celular ou smartphone, e isso não acontece apenas por causa do enorme número de usuários dessa tecnologia ao redor do mundo.

Dados de grande relevância e relacionados ao número de telefone do usuário estão armazenados no SIM Card. E esses dados não apenas identificam o seu número na rede, como também quem é você para aquela operadora.

É através do SIM Card que a sua operadora sabe qual é o seu plano, quantos minutos você já utilizou em chamadas de voz, qual é volume de dados móveis que podem ser consumidos por mês e outras informações que resultam em uma fatura chegando na sua casa ou e-mail todo mês.

Além disso, alguns contatos podem ser armazenados no SIM Card (e recomendo que os contatos mais importantes fiquem nesse cartão, para os casos de emergência), além do IMEI do dispositivo.

Ou seja, o SIM Card é como você é identificado como usuário de um serviço de telefonia móvel, permitindo assim o seu acesso às redes GSM disponíveis ao redor do mundo.

 

 

 

O eSIM é melhor que o SIM Card?

A resposta é: depende.

As duas tecnologias contam com prós e contras, o que dificulta uma resposta objetiva para esta pergunta. Por exemplo, o SIM Card é mais acessível, pois no caso de uma futura troca de telefone, basta retirar o cartão do aparelho antigo para ser instalado no novo, evitando assim a tediosa migração de dados.

Por outro lado, o telefone novo pode não reconhecer o seu SIM Card, seja por conta de uma falha física no cartão, seja por uma eventual diferença na tecnologia do novo telefone. Já o eSIM sincroniza os dados da operadora na nuvem, evitando esses problemas.

Por outro lado, se você não tem uma cópia de segurança dos dados do eSIM, pode perder tudo na troca de telefone. E nem todo mundo tem experiência com a sincronização de dados na nuvem, principalmente os usuários mais idosos.

Outro ponto a favor do SIM Card é que se você ficar sem bateria no seu smartphone, pode retirar o cartão dele e inserir em outro dispositivo para se manter comunicável com o mundo. Algo que é impossível de ser feito com o eSIM.

Em compensação, o eSIM é muito mais seguro, pois possui camadas extras de segurança que dificultam o hackeamento da linha. Sem falar que o SIM Card pode se desgastar com o passar do tempo, tornando o cartão inutilizável.

Como você pode perceber, existem os prós e contras para cada uma das tecnologias. O mundo perfeito pede que você use o melhor de dois mundos. Mas a decisão é sempre sua no final das contas.

 

 

Via Airalo


Compartilhe