TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Um smartphone Android pode ter o “áudio espacial” do iPhone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Um smartphone Android pode ter o “áudio espacial” do iPhone?

Um smartphone Android pode ter o “áudio espacial” do iPhone?

Compartilhe

A Apple decidiu apostar pesado no segmento de música em alta definição, reforçando melhorias no Dolby Atmos e apresentando ao mundo o áudio espacial. E tem gente perguntando na internet se dá para usar essa funcionalidade no seu smartphone Android.

O áudio de alta qualidade está ganhando protagonismo nos últimos anos dentro do segmento de telefonia móvel, e os grandes fabricantes de tecnologia vão apostar nas suas soluções equivalentes. E o que muitos querem saber é se o som espacial existe no Android, ou se uma alternativa equivalente está disponível para o sistema operacional do Google.

Neste post, tudo o que você quer: respostas.

 

 

 

Existe algo parecido nos telefones Android?

A Apple vende muito bem as suas tecnologias, e o caso do áudio espacial é um ótimo exemplo para explicar isso.

Na prática, o áudio espacial presente na nova família de smartphones da Apple (iPhone 13) permite que fones como o AirPods Pro e AirPods Max entreguem um som diferenciados para os ouvidos dos usuários.

E isso existe em muitos smartphones Android há muito tempo, mas os demais fabricantes chamam isso de COMPATIBILIDADE COM O DOLBY ATMOS.

Ou seja, a resposta para a pergunta é: SIM, podemos aproveitar do som espacial nos smartphones Android. Basta que o telefone em questão seja compatível com o Dolby Atmos.

Essa tecnologia faz com que o som do dispositivo melhore de forma considerável, e não é exclusiva dos dispositivos top de linha. O Dolby Atmos pode ser encontrado em smartphones Andorid de linha média, e oferece exatamente a mesma experiência do áudio espacial presente no caro iPhone com os igualmente caros AirPods.

É importante levar em consideração que é fundamental que todo o conjunto de hardware envolvido no processo seja compatível com o Dolby Atmos. Ou seja, não apenas o seu smartphone Android, mas também os seus fones de ouvido precisam contar com essa funcionalidade para que os resultados esperados sejam alcançados.

No final das contas, a Apple tenta vender como algo “mágico e revolucionário” uma tecnologia que já existe, e que qualquer pessoa pode ter pagando muito menos do que a gigante de Cupertino cobra.

 

 

 

Então… o que é o tal “áudio espacial”?

O áudio espacial é, basicamente, um padrão de som que está baseado no Dolby Atmos. Ele coloca o usuário no centro da ação sonora, algo que pode ser melhor percebido principalmente durante a reprodução de um filme compatível com essa tecnologia.

O que o som espacial faz é adicionar uma capa tridimensional ao som em execução, aumentando o nível de imersão de tal forma que é possível escutar ruídos ou detalhes de uma música em 360 graus.

De forma mais direta, esse tipo de áudio não se limita a reproduzir os sons em um canal esquerdo ou direito como é feito no som estéreo. Com fones de ouvido compatíveis com o recurso, é possível ouvir um áudio em 5.1 ou 7.1 canais, enriquecendo a experiência sonora, que se torna mais imersível.

Em resumo: som espacial é o mesmo que Dolby Atmos no Android. É algo que você pode e deve ter, principalmente se você gosta de ver filmes e séries no celular, e até mesmo para os gamers de smartphones, pois o recurso vai entregar uma experiência mais imersiva.

Mas como a Apple sempre gosta de chamar as coisas por outro nome, ficamos sempre com aquela sensação que estamos perdendo algo incrível. Quando, na verdade, não estamos.


Compartilhe