TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a câmera do celular está embaçada? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que a câmera do celular está embaçada?

Por que a câmera do celular está embaçada?

Compartilhe

A pergunta é: como a lente do seu smartphone pode ter gotas de água ou ficar embaçada sendo que ele não caiu na água?

Isso é mais comum do que parece, e pode acontecer com qualquer smartphone, uma vez que até mesmo espaços limitados como os sensores de câmeras podem sofrer do efeito de condensação da água.

Ou seja, este é um problema físico, e não de software. Por isso, qualquer solução neste caso passa por um processo físico.

Neste post, vamos mostrar quais são as alternativas possíveis para tentar resolver este problema.

 

 

 

Por que a câmera do smartphone embaça?

O mais comum para explicar esse problema é uma drástica variação de temperatura que resulta em uma condensação na lente da câmera. E isso pode acontecer a qualquer momento, com qualquer dispositivo.

Porém, também é bem provável que o problema apareça quando o telefone entra em contato com qualquer tipo de líquidos, mesmo contando com a proteção IPX7 ou superior.

 

 

 

A garantia cobre esse tipo de problema?

 

 

É importante lembrar que a maioria dos smartphones anunciados como À PROVA D’ÁGUA na verdade são RESISTENTES À ÁGUA. Ou seja, a garantia não cobre em caso de acidentes, imersões, líquidos derramados e outros efeitos que a água pode causar ao telefone. É o usuário que precisa assumir a conta pela reparação do dispositivo.

 

 

 

É possível resolver o problema?

 

 

Sim, mas a solução não é das mais fáceis, e não existem garantias que os métodos descritos a partir de agora vão funcionar para todos os modelos. Tente por sua conta e risco, mas… o que você tem a perder?

 

 

Entre em contato com o serviço técnico

É a melhor alternativa, pois é onde estão as suas melhores chances para resolver o problema. Até porque é provável que a condensação está afetando outros componentes do smartphone, e você pode evitar danos maiores.

Um especialista no assunto pode abrir o telefone de forma segura, realizar uma limpeza ou verificação completa e resolver o problema como um todo. De quebra, pode aumentar a impermeabilidade interna do telefone, evitando problemas de entrada de água no futuro.

 

 

O truque do arroz

Sim, essa lenda urbana pode funcionar neste caso.

Tente colocar o smartphone desligado dentro de um pote de arroz cru por algumas horas. Quem sabe o arroz absorve a umidade que está dentro do telefone.

É claro que você pode terminar com minúsculas partículas ou grãos de arroz dentro do smartphone, e isso pode comprometer componentes internos do dispositivo. Mas você está tentando essa solução por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por eventuais problemas.

 

 

Aplique calor aos poucos

Para quem gosta de viver perigosamente, pode expor o smartphone de forma direta à luz do sol, com o lado dos sensores fotográficos apontados para a luz.

Outros podem tentar aplicar um jato de calor de forma muito cuidadosa por 30 segundos na área onde estão as lentes das câmeras, a uma distância de 10 cm ou mais.

Os dois métodos podem eliminar a umidade, quando repetidos de tempos em tempos, em um processo que consiste em aquecer a área, deixar esfriar naturalmente e começar tudo de novo. E com muita paciência.

 

 

Abra o smartphone

É o último recurso que você deve tomar, e, mesmo assim, é por sua conta e risco. Use um kit de reparação para smartphones, pois isso vai facilitar o processo. Limpe muito bem a área da câmera e monte tudo novamente.

E boa sorte.

 

 

 

Como evitar que isso volte a acontecer?

 

 

A melhor forma é estabelecer um senso comum para o uso do dispositivo.

Não use o smartphone debaixo de uma chuva torrencial, perto da piscina ou em ambientes muito úmidos. Comprar um case impermeável pode ajudar, mas o melhor método mesmo é não usar o telefone próximo a grandes quantidades de água.


Compartilhe