Evite cometer esses erros no WhatsApp

Compartilhe

O ser humano não é perfeito, por mais que a sua mãe diga até hoje que você é (para ela). E a imperfeição humana fica mais latente no WhatsApp.

Muitos de nós, usuários do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, cometemos todos os dias alguns erros que podem deixar a sua segurança dentro do aplicativo mais frágil.

Por isso, vale a pena seguir alguns conselhos para reforçar a segurança do seu WhatsApp. Com algumas mudanças de hábito, você pode ter conversas mais privadas dentro da plataforma.

 

 

 

Dicas para reforçar a sua segurança no WhatsApp

  • Bloquear contatos antigos: se você não fala mais com aquele vizinho ou ex-amigo, não vale a pena deixar essa pessoa ter acesso ao seu WhatsApp. Se você incluí-los na lista de contatos bloqueados, eles não poderão ver seu perfil ou falar com você. Se quiserem algo importante podem ligar para você pelo telefone.
  • Evite revelar fotos de perfil: lembre-se de que existem contatos para os quais você não deseja contar sua vida privada, mas que podem ver sua foto de perfil. É melhor evitar fotos de família ou em situações privadas.
  • Ative a verificação em duas etapas: Com este sistema, você evita que outra pessoa roube a conta ou acesse-a sem o seu consentimento, é um dos mecanismos de segurança que o WhatsApp aplicou primeiro: Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar > Insira um PIN > Avançar > Insira seu e-mail. Se você esquecer seu PIN, pode desativar a verificação de e-mail.
  • Use sensores biométricos: com impressão digital ou reconhecimento facial, você pode proteger ainda mais o acesso às suas mensagens. Realize o ajuste em Configurações > Conta > Privacidade > Bloqueio de impressão digital > Ativado.
  • Bloqueie o rastreamento de sua localização: se você quer dizer a uma pessoa onde você está, existem várias maneiras de fazer isso, mas o WhatsApp não precisa usar o seu telefone o tempo todo para saber onde você está. Desative este recurso em Configurações > Conta > Privacidade > Localização em tempo real > Nenhum.

 

 

 

Outros conselhos que valem a pena seguir

  • Controle quem pode ver seus status: Os status do WhatsApp é uma opção semelhante às publicações de qualquer rede social, mas você pode escolher quem os vê. Nem todos devem saber tudo sobre a sua vida.
  • Impedir que alguém o inclua em um grupo: se alguém quiser incluir você em um bate-papo em grupo, deve primeiro pedir sua permissão. Faça isso em Configurações > Privacidade > Grupos > Meus contatos, exceto … > Escolha todos os seus contatos que você não deseja que sejam adicionados sem convite.
  • Proteja o armazenamento do seu telefone: o WhatsApp salva todas as fotos e outros arquivos que são enviados para o celular e que podem saturar o espaço do seu terminal, mas você pode bloquear esta função.
  • Pare de usar o backup do Drive ou do iCloud: as mensagens do WhatsApp são protegidas com o sistema de criptografia de ponta a ponta, mas ao enviar a cópia para a nuvem perdem essa proteção. Faça o backup de suas mensagens em um dispositivo que você protegeu, como o seu computador ou um HD externo.
  • Não espalhe boatos: não compartilhe informações ou links sem primeiro verificar sua veracidade. Quando você detectar informações falsas ou um golpe, notifique a pessoa que enviou esse conteúdo para você.

Compartilhe