As diferenças entre IP estático e dinâmico

Compartilhe

Os endereços IP são os números que identificam dispositivos e servidores na internet. Explicando de forma muito simples, é o CPF de cada dispositivo conectado à rede mundial de computadores.

Existem dois tipos de IPs nesse mundo: os IPs estáticos ou fixos, e os IPs dinâmicos. E as diferenças entre eles vão além da terminologia.

A escolha entre um e outro tipo de IP pode ser decisiva para uma melhor experiência na internet para atividades específicas.

E nesse post, vamos mostrar, de forma bem simples e objetiva, quais são as principais diferenças entre IP estático e IP dinâmico, e como você pode identificar o IP de sua conexão de internet.

 

 

 

O que é IP dinâmico?

O IP dinâmico é aquele que muda a cada vez que você se conecta na internet.

A empresa que você contratou para oferecer o serviço de internet banda larga ou móvel entrega para você um endereço de IP a cada nova conexão que você realiza através de sua estrutura.

Ou seja, a forma mais simples e objetiva para trocar o seu endereço de IP caso ele seja dinâmico é simplesmente se desconectar da internet e voltar a se conectar.

Ou reiniciar o roteador de sua residência. Isso é o suficiente para trocar o seu IP.

 

 

 

O que é IP estático?

O IP fixo ou estático é aquele IP que não é alterado a cada nova conexão que você faz na internet.

O seu provedor de serviços oferece um IP único para a sua conexão, o que permite que outros sites e servidores identifiquem a sua máquina como única.

Isso pode ser útil para os usuários avançados, redes empresariais ou profissionais web com tarefas específicas, já que reforça a autenticidade de uma conexão em um determinado ambiente informático.

Além disso, IPs fixos ou estáticos tendem a ser mais rápidos (já que ele é só seu), mais estáveis e com menor latência, fazendo assim a alegria dos gamers. Mas saiba que, em regra, você terá que pagar por esse IP.

Por outro lado, pode ser péssimo se o seu IP for banido de um servidor ou site por algum motivo, o que vai obrigar o uso de uma VPN para mascarar a sua conexão para o acesso a este serviço.

 

 

 

Como saber qual é o meu tipo de IP?

O primeiro método é ligando para a operadora. Porém, se você não solicitou um IP fixo, o normal é que a sua conexão conta com um IP dinâmico. É raro uma operadora oferecer um IP estático sem custo adicional.

O segundo método é recorrer aos diversos sites que podem exibir qual é o nosso IP público. O mais popular deles é o What’s My IP: acesse o site, e anote o número de IP que ele apresenta; dias depois, volte a acessar esse site de verificação, e observe que o número mudou.

Isso mostra que o seu IP é dinâmico.


Compartilhe