TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Os apps que param de funcionar nos smartphones com acesso root | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os apps que param de funcionar nos smartphones com acesso root

Os apps que param de funcionar nos smartphones com acesso root

Compartilhe

Não vejo muitos motivos para que os usuários de smartphones Android fiquem insistindo em fazer root nos seus smartphones, mas tem aqueles que ainda adotam essa prática, pelos mais diversos motivos.

Explicando rapidamente: o root permite que você modifique diversos aspectos do software do seu smartphone, incluindo a ROM por completo. Isso pode valer a pena para aqueles usuários que desejam ter o telefone o mais customizado possível, ou para quem já teve o dispositivo abandonado pelo fabricante e quer dar uma sobrevida a ele usando uma versão alternativa do Android.

Ninguém está proibindo você de realizar o processo de desbloqueio de root no dispositivo, mas é nosso dever informar que alguns aplicativos não vão funcionar no seu smartphone depois que você fizer isso.

Quer saber quais são os aplicativos afetados? Então, continue a ler este post.

 

 

 

O que vai parar de funcionar após o root?

Não existe uma lista oficial de aplicativos que vão parar de funcionar no seu smartphone após o procedimento de desbloqueio de root. E fazer uma lista como essa é algo muito difícil, pois todos os dias são lançados e modificados aplicativos na Google Play, o que torna a tarefa bem complicada.

Porém, podemos falar um pouco sobre alguns aplicativos bem populares que não vão funcionar depois que você realizar o procedimento no smartphone. E um desses apps populares é o da Netflix.

A plataforma de vídeo por streaming simplesmente LIMITA O ACESSO a todos os dispositivos que decidiram abraçar o desbloqueio do root. Ou seja, se você gosta de ver vídeos nesta plataforma, pense dez vezes antes de seguir em frente com a ideia de modificar a ROM do seu smarpthone.

E não é só a Netflix que impõe limites ao usuário que desbloqueia o root no telefone. O app da HBO (Max) faz exatamente a mesma coisa, com os mesmos argumentos da concorrência.

Vários outros aplicativos de pagamentos via smartphone impedem o seu acesso em dispositivos com acesso root, como os apps bancários e o Google Pay. E a lista de apps que vão fazer o mesmo só deve aumentar, já que o Google tenta a algum tempo bloquear por completo o acesso à Google Play para os dispositivos que adotaram essa prática.

 

 

 

Por que o Google quer proibir?

Porque, apesar do fato de todo mundo poder fazer o que quiser com um produto que é seu, o Google entende que a prática do acesso root viola as políticas de uso da empresa, que tenta frear os usos indevidos ou proibidos do Android.

O usuário até está livre para desenvolver suas soluções para o Android, mas fica proibido de instalar apps via Google Play. Tá, ainda é possível instalar um app via APK, mas qual desenvolvedor vai querer ficar de fora de vários dispositivos porque o Google restringiu o acesso a eles?

Mas o principal objetivo da restrição ao acesso root é impedir as graves violações de privacidade que podem acontecer, como aplicativos que gravam a tela do dispositivo ou que podem coletar dados a mais do que realmente necessitam.

No final das contas, fica cada vez menos interessante forçar o acesso root nos smartphones Android. Mas a decisão é sua, pois cada um sabe muito bem o que faz da vida.

 


Compartilhe