TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia BlackBerry OS morre em 4 de janeiro de 2022 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | BlackBerry OS morre em 4 de janeiro de 2022

BlackBerry OS morre em 4 de janeiro de 2022

Compartilhe

Tudo nessa vida chega ao fim um dia. Só não imaginava que a TCL ainda não tinha matado o BlackBerry OS até hoje. Ou melhor, até o começo de 2022.

De qualquer forma, vale a pena fazer o registro que, de forma oficial, o BlackBerry OS morre em 4 de janeiro de 2022. E não deixa muitas saudades, pois jamais chegou a ser aquilo que prometeu um dia.

E pensar que a BlackBerry (ou melhor, a Research in Motion) saiu na frente neste negócio de smartphones. Foi totalmente aniquilada por Apple, Samsung e outras que souberam trabalhar melhor neste segmento.

 

 

 

Ousou bater de frente com Android e iOS

Quando digo que o BlackBerry largou na frente, eu não estou exagerando. O sistema operacional nasceu oficialmente em 1999, mas só assentou suas bases em 2002. Ou seja, anos antes de Google e Apple apresentarem ao mundo as suas respectivas propostas de software.

Aliás, antes de iOS e Android chegarem ao mundo, o BlackBerry OS dominava o mercado de smartphones. E isso é correto porque basicamente era o único sistema operacional que se encaixava no conceito moderno de “telefone móvel inteligente”. Os demais fabricantes do setor entregavam celulares com alguns recursos adicionais.

Envio e recebimento de e-mails, gerenciamento de dados de agenda de contatos e compromissos, sincronização de dados, acesso à internet e outras funcionalidades avançadas só estavam disponíveis nos telefones da BlackBerry. Os demais smartphones se esforçavam para fazer algo similar, mas sem entregar os mesmos resultados.

Porém, o tempo e todo o marketing investido mostraram que a BlackBerry perdeu o bonde da história, já que iOS e Android se apresentaram como alternativas muito mais completas e robustas para o grande público, e não uma alternativa para um grupo de nicho (os empresários e jornalistas, basicamente).

Eu participei do evento de lançamento do BlackBerry 10 em 2015, e apesar de entender que o sistema operacional era bem concebido na experiência de uso e muito bem intencionado nas funcionalidades relativas à segurança de dados, naquela época já era difícil imaginar aquele sistema operacional batendo de frente com Android e iOS.

Que dirá depois que o BlackBerry OS passou para as mãos da TCL, que tinha outros objetivos com a marca BlackBerry, pensando mais nos dispositivos do que no software, já que o Android em si serve para os seus propósitos.

 

 

 

E o que acontece com o seu smartphone BlackBerry?

Se você ainda tem um smartphone BlackBerry nas mãos, você é um herói da resistência. E eu preciso te avisar que sua resistência tem prazo de validade.

A partir de 4 de janeiro de 2022, todos os produtos baseados no BlackBerry 10 ou BlackBerry OS 7.1 ou inferior perdem o suporte para chamadas, SMS ou chamadas de emergência. Recursos como WiFi poderão apresentar problemas, e os aplicativos básicos do sistema operacional (BlackBerry Link, BlackBerry Desktop Manager, BlackBerry World, BlackBerry Protect, BlackBerry Messenger e BlackBerry Blend) terão funcionalidades limitadas.

A BlackBerry deixa algumas dicas para que os usuários possam migrar os dados que estão armazenados nos seus dispositivos para evitar o desaparecimento dessas informações. E isso marca o fim de uma era da telefonia móvel que, em 2000, ninguém imaginava que poderia terminar desta forma.

 

 

Via Liliputing


Compartilhe