Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que pode acontecer se um hacker descobre o seu endereço IP

O que pode acontecer se um hacker descobre o seu endereço IP

Compartilhe

Qual é a pior coisa que pode acontecer com você se um hacker ou um criminoso cibernético descobre o endereço IP do seu dispositivo?

Muitas pessoas até podem parar para pensar nessa pergunta, mas não sabem muito bem como responder por ser difícil dimensionar de forma exata as consequências deste incidente. Então, antes de acontecer o pior, vamos estimar os danos e as possibilidades reais de tal evento acontecer.

Ter o seu IP descoberto por um criminoso cibernético é sim um problema. Mas é possível se antecipar ao pior, desde que se compreenda claramente quais são os efeitos colaterais dessa descoberta.

 

 

 

O que é esse endereço IP?

Antes de mostrar o que pode acontecer se o seu IP parar nas mãos de um criminoso cibernético, é importante saber o que ele faz e por que essa informação é tão importante.

O IP de qualquer dispositivo eletrônico atua como código único de identificação do equipamento dentro da rede mundial de computadores. Ou seja, ele é o equivalente ao RG ou CPF em nosso mundo, com consequências igualmente sérias se caem em mãos erradas.

Manter o seu IP protegido de outros usuários é o que pode ajudar a reduzir as chances de invasão de equipamentos e roubo de dados. É com ele que você mostra para a internet a autenticidade do acesso ao site ou aplicativo do seu banco, pois aquele estabelecimento vai entender que o dispositivo que acessou aqueles dados é o seu.

Porém, como infelizmente não temos o menor controle sobre os eventos que estão ao nosso redor, existe sim a possibilidade do endereço IP do seu smartphone ou notebook ser identificado por outro usuário, principalmente quando deixamos as brechas abertas para isso acontecer.

 

 

 

O que pode acontecer se o IP do meu dispositivo for descoberto?

Bom, logo de cara eu preciso deixar claro que qualquer smartphone, tablet, notebook ou dispositivo conectado que possui um IP descoberto por um criminoso cibernético pode ser hackeado. E só por causa disso já temos um cenário onde as dores de cabeça são apenas os primeiros efeitos colaterais dessa brecha de segurança de dados.

Ao hackear o dispositivo, o criminoso assume o controle de sua máquina para qualquer tipo de atividade ilícita, indo de roubo de dados bancários até execução de rotinas que podem resultar em mineração de criptomoedas ou até mesmo o sequestro dos dados armazenados no dispositivo.

Se o seu dispositivo está conectado em uma rede, o estrago pode ser ainda maior, uma vez que ele sozinho pode infectar todos os outros computadores ou smartphones conectados entre si. O seu PC ou notebook vira um zumbi ou hospedeiro de vírus e malwares para as demais máquinas.

E o mais grave de tudo: um equipamento informático com o IP revelado pode acabar com a sua privacidade, permitindo que o invasor saiba o tempo todo onde você está, com quem você está conversando, quais são as senhas que você digita no dispositivo, entre outros dados importantes e sensíveis.

Por tudo isso, é fundamental que você tome as medidas necessárias para evitar que o seu endereço IP seja revelado para alguém que não tem o direito de ter acesso a esses dados. Você pode usar um software firewall, um bom VPN e, principalmente, o senso comum para adotar um comportamento mais coerente na internet para evitar o pior.


Compartilhe