TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como o Android 12L será otimizado para tablets | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como o Android 12L será otimizado para tablets

Como o Android 12L será otimizado para tablets

Compartilhe

Que o Android nunca foi pensado nos tablets, todo mundo sabe. Mas o que não foi muito divulgado (ou que pelo menos não comentamos muito no blog) é que o Google anunciou em outubro de 2021 que lançaria uma versão do sistema operacional pensado neste tipo de dispositivo: o Android 12L.

A notícia é ótima, mas… será que o Google realmente consegue transformar o Android em um sistema operacional efetivamente pensado nas telas maiores? Ou é mais uma gambiarra que não vai dar certo.

Neste post, vamos mostrar as principais características do Android 12L para tentar obter algumas respostas sobre o tema.

 

 

 

Um design mais adaptativo

O Android 12L é baseado no design original do Android e, por isso, não é um produto novo. Mas conta com funções exclusivas e pensadas para os tablets.

A nova tela de aplicativos recentes, encontramos os itens que ocupam mais ou menos espaço na tela, dependendo de sua relevância. Os apps usados recentemente são exibidos em tela quase completa, e os demais ficam miniaturizados.

A central de controle do Android 12L aproveita melhor a tela maior, com os ativadores ocupando mais espaço ao lado da visualização rápida de conteúdos em execução. Do lado direito ficam as notificações de aplicativos.

E tudo isso funciona nas orientações horizontal e vertical do dispositivo.

 

 

 

Aplicativos nativos com melhor adaptação

Ferramentas básicas como o app de Mensagens contam com uma aparência muito diferente quando executado em um telefone ou em um tablet, e os apps nativos vão aproveitar melhor o tamanho da tela do dispositivo.

Não há uma reinvenção da roda neste aspecto, mas é evidente que era algo que o Android precisava fazer nos tablets.

 

 

 

Barra de tarefas no estilo Windows ou macOS

O Android 12L deve receber uma barra de tarefas que o aproxima bastante do desktop, seguindo o mesmo movimento do iPadOS que hoje recebe um dock muito similar ao do macOS.

O novo elemento reforça o aspecto multitarefa do sistema operacional, tornando a troca entre aplicativos mais rápida e simplificada. Por enquanto, os testes com emuladores só permitem a inclusão de até cinco aplicativos, mas isso deve mudar quando o Android 12L se tornar oficial.

 

 

 

Arrastar e soltar aplicativos

Diretamente relacionado com o item anterior, o Android 12L contará com um recurso para arrastar e soltar aplicativos no desktop. Você pode fazer isso a partir da barra de tarefas, e é outro elemento para ativar o multitarefa no sistema operacional.

Basta deslocar o ícone do programa em questão na parte direita ou esquerda da tela para que o sistema acople o aplicativo. Se um app já está aberto na tela, os dois serão exibidos de forma simultânea.

 

 

 

Novas APIs e um modo de compatibilidade melhorado

O Android 12L vai contar com novas APIs que permitem aos desenvolvedores aproveitar melhor todas as funcionalidades do sistema, algo que será notado pelo usuário quando os aplicativos incorporarem essas ferramentas.

Os principais desenvolvedores devem adaptar os seus programas ao Android 12L, mas é provável que muitos apps acabem não materializando as mudanças para oferecer suporte para essa variante do Android. Por causa disso, o Google integrou um modelo de compatibilidade melhorado, facilitando a execução de aplicativos não adaptados ao sistema.


Compartilhe