TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
O que levar em consideração na hora de comprar durante as promoções de início de ano | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Compras | O que levar em consideração na hora de comprar durante as promoções de início de ano

O que levar em consideração na hora de comprar durante as promoções de início de ano

Compartilhe

O ano de 2022 começou, e com ele temos alguns descontos bem interessantes no setor de tecnologia. Eu mesmo aproveitei para comprar o meu iPhone 13 Mini de 256 GB por um preço inferior ao cobrado no Paraguai neste momento e apenas R$ 300 mais caro do que o preço sugerido nos Estados Unidos para o mesmo modelo. Ou seja, um preço justo.

Mas antes de sair comprando de forma desenfreada (acredite, eu fiz uma compra racional), é importante lembrar alguns pontos que você precisa levar em consideração antes de tirar o cartão de crédito da carteira.

Neste post, deixo alguns conselhos para você não se arrepender nas compras em promoções no começo de 2022.

 

 

 

Observe algumas regras nas compras pela internet

O fato de ser uma promoção de começo de ano não quer dizer que as regras são diferentes daquelas que já estamos acostumados. Na verdade, são as mesmas políticas que protegem o consumidor durante o Dia do Solteiro, a Black Friday, Dia do Consumidor ou qualquer outro dia de vendas promocionais no Brasil.

Logo, fique atento aos prazos de entrega e condições de pagamento, troca e devolução dos produtos. As políticas da loja ou e-commerce precisam ser muito claros e, em caso de descumprimento dessas regras, o Código de Defesa do Consumidor existe para isso.

Além disso, observe também que a garantia dos produtos precisa ser rigorosamente a mesma de outros períodos de venda, ou seja, de 12 meses. Exceto é claro nos casos onde o produto já foi aberto (e aí a loja ou e-commerce precisam deixar bem claro sobre essa condição, e é ela quem determina as regras de garantia), ou quando você decide contratar uma garantia adicional da loja.

Outro item que precisa ser observado com lupa em alguns casos é a divulgação clara dos valores dos produtos. Neste caso, tanto do valor original do item como o seu suposto preço reduzido. E, mesmo assim, faça a sua pesquisa na internet para saber se o preço sugerido pela loja é o “real oficial” de promoção.

Infelizmente, as chances de testemunhar a prática do “tudo pela metade do dobro” ainda são grandes, pois “Brasil, né?”. Não se deixe levar pelos números mágicos apresentados por muitos e-commerces. Em muitos casos, aquela promoção não é real, e sim uma distorção da realidade.

Por fim, é importante relembrar que o “direito de arrependimento” só está garantido para as compras via internet, e só pode ser reivindicado até 7 dias corridos após a chegada do produto até a sua casa. Dentro desse prazo, você pode devolver o item sem qualquer tipo de questionamento ou protelação por parte do e-commerce. E você não é obrigado a ficar com algo que você não gostou.

Em via de regra, as promoções podem reduzir os preços dos produtos, mas jamais os direitos do consumidor que está investindo o seu dinheiro neles.

 

 

 

Dica final: cabeça fria sempre

A última dica que dou para você antes de realizar uma compra neste começo de 2022 é que tome um belo suco de maracujá antes de pegar o cartão de crédito na carteira.

Avalie se você realmente está precisando do produto que você quer comprar, e não se deixe levar pela primeira promoção que aparecer. Pesquise antes na internet sobre preços, condições de pagamento e prazos de entrega. Em alguns casos (ou melhor, em muitos casos) as promoções não são aquilo que parecem.

E boas compras.


Compartilhe