TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
O que fazer se a tela do smartphone foi danificada pela água? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se a tela do smartphone foi danificada pela água?

O que fazer se a tela do smartphone foi danificada pela água?

Compartilhe

Por mais cuidado que você possa vir a ter com o seu smartphone, ele ainda pode acabar mergulhando no vaso sanitário ou piscina. E a água não é amiga do dispositivo, mesmo com a suposta proteção adotada pelos fabricantes.

Um dos itens que podem sofrer danos maiores pelos efeitos da água é a tela do dispositivo, que pode ser danificada de forma contundente. E a solução deste tipo de problema pode ser complexa ou até mesmo não existir.

Neste post, vamos mostrar todas as soluções possíveis para tentar recuperar a tela do smartphone depois do dispositivo fazer aquele mergulho inesperado na água.

 

 

 

Tudo o que você pode fazer para tentar salvar

Para começar, seque o smartphone por fora o mais depressa possível, com um tecido absorvente. Quanto mais rápido você fizer isso, maiores são as chances de recuperar a tela e o dispositivo como um todo.

Depois, deixe o dispositivo secar naturalmente, e não deixe a tela exposta ao sol de forma direta. Isso não vai acelerar o processo. Lembre-se que água é algo que evapora. Logo, é melhor ter um pouco de paciência.

Outras coisas que você pode tentar é usar algumas bolhinhas absorventes de umidade e até mesmo passar um pano com álcool para acelerar o processo de evaporação da água. Mas tudo com cuidado e parcimônia. Não vá encharcar o telefone com álcool.

E, antes que você me pergunte… sim, deixar o telefone dentro de um pote cheio de arroz cru pode sim ajudar no processo de secagem, desde que nenhum componente interno ficou molhado a ponto de impedir a recuperação do funcionamento pleno do dispositivo.

Não existe comprovação científica que o arroz cru realmente vai funcionar, mas não custa tentar. O alimento vai ajudar a absorver a umidade, o que no final das contas vai ajudar de alguma forma a deixar o processo de secagem um pouco mais eficiente.

 

 

 

O que fazer depois de secar?

Ao se certificar que o telefone está completamente seco e sem resíduos de água ou líquidos em seus componentes, chegou a hora de tentar passos mais específicos para se recuperar de eventuais danos.

Primeiro, verifique se a tela do smartphone conta com manchas. Se isso aconteceu, algumas áreas da tela do dispositivo (ou a tela inteira) vai aparecer em tom esverdeado.

Neste caso, verifique se a água danificou a sensibilidade ao toque do smartphone, algo que pode ser afetado no telefone com o passar do tempo. Também vale a pena instalar um aplicativo de calibração de tela para conferir se existem pontos mortos na tela.

Mas se você concluir que o smartphone ou a sua tela não está funcionando perfeitamente, o recomendado mesmo é que você envie o dispositivo para um serviço de assistência técnica autorizado pelo fabricante do smartphone e, dessa forma, descobrir se o problema só pode ser resolvido por um especialista.

Mas antes de realizar o envio do produto, faça o backup de todos os seus dados armazenados no telefone em um HD externo ou na sua conta do PayPal. Dessa forma, você pode recuperar os dados em outro telefone que vai atuar como paliativo neste caso.


Compartilhe