Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » O que fazer quando alguns aplicativos no smartphone não conseguem acessar a internet

O que fazer quando alguns aplicativos no smartphone não conseguem acessar a internet

Compartilhe

Um problema pouco comum, mas que pode acontecer: alguns apps não conseguem se conectar à internet, impedindo que o smartphone funcione normalmente.

Não há um ponto comum entre os aplicativos afetados, e esse tipo de problema pode se tornar mais sério quando um dos apps que ficam sem acesso à internet é a Play Store, centro nervoso dos softwares do Android.

Neste post, vamos conhecer uma série de soluções que podem ajudar a resolver este problema. Em alguns casos, a solução tende a ser de simples execução.

 

 

 

Você tem uma VPN instalada?

 

Se sim, saiba que ela está alterando os protocolos de conexão de rede, e pode influenciar negativamente nos diferentes aplicativos instalados no smartphone.

Para comprovar se o problema é do VPN, basta desativar o recurso ou desinstalar o aplicativo dessa funcionalidade. Se o app voltou a se conectar na internet, é sinal que você descobriu a origem do problema.

 

 

 

Será que o problema é na Play Store?

 

Se a Play Store ficar sem conexão com a internet, ela pode arrastar os demais apps que dependem dela para funcionar. Principalmente quando temos atualizações pendentes.

Experimente reiniciar o smartphone para tentar restabelecer a conexão instável. Se o problema persiste, mude a conexão do WiFi para dados móveis para saber se o problema está na sua internet sem fio. Ou o contrário, se você está usando os dados móveis de sua operadora.

Se nada funcionar, apague a memória cace da Play Store em Ajustes > Aplicativos e, dentro do menu de armazenamento do app da loja do Google, selecione Apagar Cache e Apagar Armazenamento.

 

 

 

Supervisione o acesso à internet dos seus aplicativos

 

Se o problema está acontecendo com diferentes apps, aplique as mesmas dicas indicadas quando a falha acontece na Play Store.

 

 

 

Verifique o seu acesso à internet e o modo avião

 

E se o seu smarpthone entrou no Modo Avião sem querer? Se isso aconteceu, você está sem internet. Verifique se está tudo bem neste aspecto.

 

 

 

Reinicie o smartphone

 

Quando tudo dá errado, desligue o dispositivo, espere alguns segundos e ligue novamente. Isso deve eliminar a memória residual e desativar os aplicativos que podem estar interferindo na conectividade de rede.

 

 

 

O aplicativo está atualizado?

 

Se um app não recebe atualizações depois de muito tempo, ele pode apresentar problemas, como por exemplo perder acesso à web. Entre na Play Store e atualize todos os aplicativos que estão trabalhando com uma versão antiga.

 

 

 

Apague a memória do app

 

Se o problema se repete sempre nos mesmos aplicativos, tente desinstalá-los e reinstalar novamente todos eles. Porém, ainda é mais simples apagar os dados e o cache de cada aplicativo, na opção de Armazenamento, dentro de Ajustes.

 

 

 

Entre no Modo Seguro

 

O Modo Seguro do Android desabilita os apps menos relevantes, ativando apenas o essencial. Assim, você consegue identificar se o problema continua.

Mantenha pressionado o botão de liga/desliga até aparecer a opção de inicialização com este modo. Ou, com o smartphone desligado, mantenha pressionado o botão de volume para baixo + liga/desliga até que o dispositivo já inicie no Modo Seguro.

Se tudo funcionar, o problema é de um aplicativo instalado recentemente. Localize esse app e providencie a desinstalação.

 

 

 

Restaure o smartphone

 

É o último recurso, já que resulta na perda de todos os dados armazenados no dispositivo. Por outro lado, elimina o mal pela raiz.

Não se esqueça de fazer um backup completo dos seus dados armazenados no dispositivo antes de ir em Ajustes > Sistema > Cópia de segurança e restauração, para depois seguir as instruções para deixar o telefone no modo de fábrica.

Se depois de tudo isso alguns apps do smartphone ainda não conseguem acessar a internet, mande o dispositivo para uma assistência técnica.


Compartilhe