Início » Dicas, Truques e Macetes » Como criar atalhos rápidos para aplicativos e recursos do seu smartphone

Como criar atalhos rápidos para aplicativos e recursos do seu smartphone

Compartilhe

Seu smartphone tem muitas funções que você não conhece e nunca usou, mas outras podem ser consideradas essenciais. E perder muito tempo para acessá-las (principalmente quando você mais precisa), é algo muito desagradável.

Felizmente, o Android tem algumas soluções para ativar rapidamente tais recursos rápidos, reduzindo de forma considerável o tempo de acionamento dessas funções.

Vamos mostrar neste post como recorrer às ações rápidas do Android, a melhor maneira para iniciar uma ação ou aplicativo em específico no smartphone.

 

 

 

O que são as Ações Rápidas do Android?

 

As Ações Rápidas do Android funcionam quando a tela está apagada, reduzindo o tempo de ativação de funções ou aplicativos do sistema.

O usuário pode escolher quais são esses recursos ou apps que serão acionados com essas ações, mas só dá para usar uma ação por vez, por conta do seu acionamento através do botão de volume.

 

 

 

Como ativar as Ações Rápidas?

 

O recurso está disponível em Ajustes > Acessibilidade > Acessos diretos no seu smartphone Android.

Também é possível fazer uma busca por “ação rápida” na barra correspondente.

Uma vez dentro do recurso, basta ativar o interruptor para que a seleção das ações rápidas fique disponível.

Algumas opções de uso mais frequente já estão definidas, como abrir a câmera ou ativar a gravação de áudio, além do acionamento da lanterna.

Mas sempre é possível fazer as suas próprias escolhas.

 

 

 

Escolher um aplicativo em específico

 

Se as opções padrão não são do seu agrado, basta pressionar na parte inferior da tela de configurações das ações rápidas e escolher o item Abrir aplicativo.

Então, uma série de aplicativos (inclusive aqueles que você instalou) estarão disponíveis para a seleção da ação rápida.

Não há limites para a sua escolha. De jogos a redes sociais, é possível escolher o aplicativo que você quiser nas ações rápidas. Também pode incluir recursos específicos e apps do sistema, como galeria de fotos ou navegador web.

 

 

 

Leve isso em consideração

 

Alguns itens do Acesso Rápido como o acionamento da lanterna podem dispensar qualquer método a ser personalizado, já que em muitos casos esse recurso está disponível na tela de bloqueio do smartphone.

Por outro lado, para abrir aplicativos específicos com esse método (como o WhatsApp, por exemplo), é preciso submeter esse app pelo método de segurança de desbloqueio previamente selecionado (leitura biométrica, desbloqueio facial, etc). Caso contrário, o recurso de ações rápidas não vai funcionar.

Também é recomendado ter todos os aplicativos escolhidos para as ações rápidas devidamente atualizados. Caso contrário, você pode se deparar com problemas com o recurso.


Compartilhe