Como ativar o modo de uso com uma das mãos do Android

Compartilhe

Uma coisa é fato: os smartphones estão ficando cada vez maiores e, por tabela, as telas também. E não são todos os usuários que contam com mãos grandes para usar dispositivos enormes.

Uma das dificuldades do mercado atual de smartphones é encontrar dispositivos potentes com telas reduzidas, favorecendo aos usuários que não contam com mãos grandes e aquelas pessoas que desejam utilizar o dispositivo com apenas uma das mãos.

Não são em todos os momentos que podemos usar as duas mãos para utilizar o smartphone. Em alguns momentos, precisamos deixar a outra mão livre para outra atividade, e interagir com o sistema operacional Android com uma tela tão grande pode ser um desafio.

Porém, sempre existe uma forma para tentar remediar os problemas. Neste post, vamos mostrar como você pode utilizar o Android com apenas uma das mãos.

 

 

 

Usando o Android através de gestos com uma única mão

 

 

O recurso está disponível no Android 12 DP2, ou seja, apenas para quem já está testando as novidades da próxima versão do sistema operacional do Google. Neste momento, apenas os desenvolvedores e profissionais estão testando tal funcionalidade.

O grande público deve receber esse recurso a partir do mês de maio. Por isso, esse post já deve ser salvo no grupo de Favoritos do navegador web, pois quando o Google liberar as novidades do Android 12, muito provavelmente essa funcionalidade também estará disponível.

Tudo o que o modo de uso de uma das mãos faz é adaptar as dimensões da interface do sistema operacional para que a mesma seja acessível para o uso de uma das mãos, tornando ícones e elementos gráficos acessíveis para este tipo de interação.

Dito isso, vamos ao passo a passo para ativar o recurso no seu smartphone Android.

 

 

 

Como ativar o modo de uso com uma das mãos no Android 12

 

 

  1. Abra as ‘Configurações’ do seu com Android 12.
  2. Acesse o item Sistema > Gestos.
  3. Encontre o modo de funcionamento com uma mão e ative esse item.
  4. Agora, configure o tempo de desligamento do item ‘Usar modo com uma mão’, com tempo de espera de 4, 8 ou 12 segundos. Para deixar este modo ativo o tempo todo, selecione ‘Nunca’.

 

via GIPHY

 

Feito isso, o modo está ativo. Agora, basta deslizar ligeiramente de baixo para cima na tela para que o modo seja ativado e a toda a interface de usuário do Android seja reduzida.

Para os usuários que marcaram ‘Nunca’ no tempo de espera, o modo pode ser desativado com o mesmo gesto, mas ao contrário (deslizando para cima a partir da parte inferior do telefone).


Compartilhe