10 conselhos para melhorar a sua segurança na internet

Compartilhe

E mais uma vez estamos escrevendo um post sobre segurança na internet. E isso só está acontecendo porque as ameaças só aumentam, e o número de usuários que não estão dando a mínima para essas dicas também, pois as invasões de privacidade não param de acontecer.

É fundamental que você fique atento às ameaças cibernéticas que nos rodeiam, e é preciso se proteger de todas as ameaças Por isso, vamos deixar mais 10 dicas para reforçar a sua segurança na internet com passos relativamente simples.

 

 

 

1) Proteja o seu navegador

 

Revise a codificação de ponta a ponta na sincronização, o isolamento de processos, os alertas sobre sites inseguros e as extensões instaladas. E procure usar o modo anônimo de navegação sempre que possível.

 

 

 

2) Gerencie bem as senhas

 

Tenha senhas fortes e diferentes para cada site web. Senhas longas e aleatórias previnem os ataques de força bruta, e senhas diferentes evitam ter todos os dados comprometidos em caso de vazamento. Use um gerenciador de senhas para organizar tudo da melhor forma.

 

 

 

3) Use a autenticação em dois passos

 

Obtenha um maior nível de segurança nas suas contas. Geralmente, você pode agregar um aplicativo móvel ou SMS para uma segunda identificação, evitando problemas com ataques de força bruta.

 

 

 

 

4) Utilize soluções de segurança

 

O Windows Defender é excelente para a maioria dos usuários, mas você pode utilizar um firewall ou programa dedicado de proteção e segurança para reforçar ainda mais a proteção do sistema operacional.

 

 

 

5) Mantenha atualizado o sistema operacional e aplicativos

 

Manter os seus softwares atualizados é fundamental para manter os seus arquivos protegidos e em segurança. Não deixe os seus programas desatualizados para não deixar brechas de segurança e vazamento de dados.

 

 

 

6) Cuidado com as redes sem fio gratuitas

 

Internet WiFi de graça é ótimo, mas são redes sem fio desprotegidas, que podem ser aproveitadas para ataques informáticos. Procure utilizar a banda larga do seu smartphone sempre que possível, ou evite realizar tarefas importantes em redes públicas.

 

 

 

7) Use uma VPN para melhorar a sua privacidade

 

Redes VPN reforçam a sua privacidade na internet, ocultando endereço IP do usuário e redirecionando o tráfego através de um túnel VPN cifrado. Além de garantir um certo anonimato na rede, permite que você tenha acesso a conteúdos que normalmente não estão disponíveis no Brasil.

 

 

 

 

8) Valorize as chaves de segurança de hardware para contas vitais

 

Faça um investimento adicional para proteger as contas através de um mecanismo de segurança por hardware. Normalmente é um dispositivo em forma de pendrive que se conecta via USB e usa um motor de codificação de alta segurança.

 

 

 

9) Faça cópias de segurança

 

Manter um backup de tudo o que é importante para você é ser prudente, pois a qualquer momento você pode perder tudo. Se possível, tenha mais de uma cópia de segurança, em mais de um dispositivo ou formato de armazenamento.

 

 

 

10) Use o senso comum

 

De nada adianta essas dicas se você não tem um bom senso no uso do seu dispositivo. Evite instalar aplicativos de sites inseguros, não clique em links que você recebe por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens, evite navegar em certas páginas de internet e use softwares sempre atualizados.


Compartilhe