O Modo Escuro é realmente o melhor para os nossos olhos? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O Modo Escuro é realmente o melhor para os nossos olhos?

O Modo Escuro é realmente o melhor para os nossos olhos?

Compartilhe

Toda regra tem a sua exceção. Inclusive no caso do Modo Escuro, que teoricamente é benéfico, mas não em todos os casos.

Estamos vivendo um momento de transição. Por décadas, nós utilizamos o fundo branco com as letras em preto para ler documentos, visualizar sites e redigir textos. Agora, a recomendação é usar o Modo Escuro, que é exatamente o contrário: fundo preto com letras brancas.

Mas… será que ele é realmente o melhor para os nossos olhos?

É importante lembrar que a origem da configuração fundo branco / letras pretas vem do papel, algo que o ser humano usa por milênios. Porém, o papel não emite brilho, diferente da tela. E o brilho da luz branca acaba cansando a vista com um uso prolongado. E o Modo Escuro existe para amenizar esse efeito.

Mas vale a pena se aprofundar no assunto para saber se o Modo Escuro é benéfico para todos.

 

 

 

Modo Escuro não serve para todos os casos

 

Usamos por muito tempo nos computadores o fundo branco e as letras pretas por conta da fisiologia dos nossos olhos, já que tal configuração deixa a leitura mais fácil. O fundo branco evita que a pupila tenha que abrir demais para deixar a luz entrar, algo que acontece com os textos claros sobre um fundo escuro.

Ou seja, a leitura mais cômoda é mesmo no fundo branco com letras em preto.

Por outro lado, quando usamos o Modo Escuro em um ambiente com muita luz, sua vista vai forçar ainda mais para ler o texto. O mesmo acontece quando estamos em uma sala escura lendo um texto com fundo em branco.

O ideal é que a tela se ajuste à luz do ambiente: durante o dia ou em salas bem iluminadas, use o modo normal (fundo branco, letras em preto), e durante a noite ou em salas com pouca luz, o Modo Escuro (fundo preto, letras brancas).

Ainda assim… exigem exceções.

 

 

 

Quem deve SEMPRE usar o Modo Escuro?

 

As pessoas que são fotossensíveis, ou seja, que podem se incomodar com o excesso de luz.

Outro fator que deve influenciar é o tipo de tela utilizada, a distância do usuário para a tela e o tempo de uso diante da tela. Uma tela de smartphone não tem o mesmo impacto que um monitor de 35 polegadas na sua cara 8 horas por dia, emanando uma grande quantidade de brilho. Neste caso, o Modo Escuro também é o recomendado em qualquer situação.

É por isso que alguns aplicativos mudam o fundo em preto por um fundo em azul escuro ou até mesmo a tinta amarela sobre o fundo azul escuro.

Sem falar que o Modo Escuro é perfeito para quem quer economizar bateria, principalmente para quem usa uma tela OLED. Para quem usa smartphones, tablets e notebooks por muito tempo todos os dias, este modo é altamente recomendado.

 

 

 

Conclusão

 

O TargetHD.net adotou o Modo Escuro para o seu layout por entender que boa parte dos usuários estavam solicitando tal mudança, onde a maioria pode se beneficiar disso, preservando a saúde a médio e longo prazo. E as informações desse post reforçam que tomamos a decisão correta.


Compartilhe