Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que a Apple recomenda na hora de desinstalar aplicativos no macOS

O que a Apple recomenda na hora de desinstalar aplicativos no macOS

Compartilhe

aplicativos no macos

Você saiu do Windows e foi para o macOS, e uma dúvida muito séria apareceu: como vou desinstalar os aplicativos?

É claro que a mecânica não é a mesma da Microsoft e, por isso, vale a pena mostrar as diferentes formas que a Apple oferece para desinstalar aplicativos no macOS Big Sur (ou anteriores).

Vale a pena enfatizar que neste post vamos falar sobre desinstalação de aplicativos que não contam com um software de desinstalação próprio, pois sempre que esse software estiver disponível, é sempre recomendado utilizá-lo.

Vamos usar como exemplo o pacote Microsoft Office, que NÃO possui um software de desinstalação dedicado.

 

 

 

Desinstalando aplicativos a partir da App Store

 

A Apple é bem clara sobre esse tema: use o Launchpad, que é o menu quadriculado onde o sistema adiciona os aplicativos que são instalados. Sem ele, o processo de desinstalação é bem complicado.

O procedimento funciona da mesma forma que a desinstalação de aplicativos do iOS no iPhone:

 

  1. Dê um clique prolongado sobre o ícone de um app, e os ícones vão começar a se mover.
  2. Os apps instalados a partir da App Store mostram um ícone em forma de (X), e é nele que temos que clicar para desinstalar o aplicativo.

 

E é isso. Aplicativo desinstalado.

 

 

 

Desinstalando aplicativos que estão fora da App Store

 

Antes da chegada da Mac App Store, o normal para instalar aplicativos no Mac era copiar o arquivo executável na pasta Aplicativos do sistema. Alguns apps são instalados dessa forma até hoje. Outra forma possível era a instalação por pacotes (em formato .pkg).

Aqui, a Apple recomenda que, no caso de aplicativos que não contam com softwares de desinstalação, você deve arrastar o executável para a lixeira a partir da pasta Aplicativos. A Microsoft recomenda o mesmo com o Office.

Porém (e aqui está o problema), com esse procedimento, não serão eliminados muitos dos arquivos da biblioteca onde são copiados os arquivos para o funcionamento do software em questão, deixando espaço ocupado no computador e entulhando as pastas do sistema a longo prazo.

Por isso, vale muito mais a pena utilizar aplicativos dedicados a remover o software. Você pode encontrar um bom software para essa finalidade na loja oficial da Apple.

 

 

 

Desinstalando aplicativos do macOS

 

Seu funcionamento é tão direto como selecionar o aplicativo a ser desinstalado da lista, ou arrastar o seu ícone a partir da pasta de Aplicativos e clicar em Apagar. Você pode escolher de forma prévia quais são os aplicativos que você quer eliminar do aplicativo além do seu próprio executável.


Compartilhe