TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O Galaxy S23 Ultra… vale a pena no Brasil? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | O Galaxy S23 Ultra… vale a pena no Brasil?

O Galaxy S23 Ultra… vale a pena no Brasil?

Compartilhe

De novo: quem sou eu para dizer que o Samsung Galaxy S23 Ultra é um smartphone ruim?

É inegável que o telefone é um dos melhores smartphones Android que desembarcam no mercado para o primeiro semestre de 2023. Porém, tudo o que vazou nos últimos meses foi confirmado. Ou seja, o Galaxy 23 Ultra veio como um “mais do mesmo”, tal e como esperado.

Então, o que vou fazer aqui é uma triste constatação do continuísmo da Samsung no seu modelo mais potente, dando destaque onde merece, e observando as semelhanças ou detalhes que podem ser decisivos no seu processo de escolha por este modelo.

Ou até mesmo para optar pelo Galaxy S22 Ultra, que deve receber uma redução de preços com a chegada do seu substituto.

 

Se você é tarado por megapixels, ele é perfeito

E digo isso até como um elogio ao dispositivo.

O Samsung Galaxy S23 Ultra é uma verdadeira besta fotográfica com um sensor de 200 megapixels na parte traseira. E talvez o principal objetivo desse telefone é ser o melhor do mercado nos aspectos fotográficos, já que essa é uma atividade que muitos usuários dão uma grande importância nesse momento.

Toda essa qualidade fotográfica só é possível pela presença do processador Snapdragon 8 Gen 2, que recebe uma peculiar assinatura “by Galaxy”, que ainda quero dissertar melhor sobre isso em momento oportuno. Trabalhando com até 12 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento, registrar fotos e vídeos são duas das coisas que os usuários do Galaxy S23 Ultra mais vão fazer no dispositivo.

Bom, tem a parte dos jogos também, mesmo que esse não seja um dispositivo voltado para os games. Sua tela AMOLED de 6.8 polegadas possui taxa de atualização de 120 Hz, suporte ao HDR10+ e até o ray tracing para entregar esse pleno desempenho nos jogos e gráficos mais exigentes.

Além disso, os quatro anos de atualizações do Android e cinco anos de correções de segurança deixam de ser um benefício para se tornar uma obrigação neste modelo, considerando a sua categoria de produto, e principalmente, o preço que você vai pagar por ele.

Tudo muito lindo, certo? Bom, chegou a hora de fazer críticas ao Samsung Galaxy S23 Ultra.

 

Ele não é tão melhor do que o Galaxy S22 Ultra

Se você não é o tarado por fotografia e não precisa ter o melhor smartphone para mandar mensagens no WhatsApp ou ver vídeos na Netflix, o Samsung Galaxy S23 Ultra entrega muito, mas não é tão diferente assim do Galaxy S22 Ultra.

Você realmente precisa de um sensor fotográfico de 200 megapixels para registrar as fotos do seu Big Mac que vai comer na praça de alimentação do shopping para compartilhar com amigos nas redes sociais?

Você precisa de um smartphone com o processador mais potente do mercado apenas para acessar o Twitter ou ler notícias falsas no Facebook?

Você é um profissional das mídias digitais DE VERDADE e ganha dinheiro com isso? Ou só é alguém que acredita ser popular porque tem 300 pessoas seguindo a sua conta no Instagram?

Se a sua resposta é NÃO para todas as perguntas que eu acabei de fazer, é fácil concluir que você não precisa do Samsung Galaxy S23 Ultra.

Suas mudanças de design são atraentes, mas na prática elas servem mais para atender aos usuários com mente fraca e que gostam de se mostrar para amigos e familiares, dando a entender que sua vida está ótima porque comprou um smartphone do ano para chamar de seu.

Algumas pessoas estão reclamando com razão do continuísmo da Samsung nas especificações técnicas do Galaxy S23 Ultra. Reduzir a resolução da câmera frontal é uma espécie de contra senso, mesmo que os sul-coreanos tenham melhorado as características de hardware e software para uma melhor capacidade para registro de selfies e vídeos com esse sensor.

Outro ponto polêmico no Galaxy S23 Ultra é a manutenção da bateria de 5.000 mAh neste dispositivo.

Em outros modelos, essa bateria seria excelente. Inclusive no Galaxy S23+, que deixou um pouco a desejar neste aspecto quando lembramos que ele conta com uma tela de 6.8 polegadas.

Porém, o Samsung Galaxy S23 Ultra, essa bateria deixa um ponto de insatisfação para os usuários mais exigentes. E isso, considerando a possibilidade da Samsung em melhorar o consumo de bateria do dispositivo com o novo processador da Qualcomm para o novo modelo.

O que torna a escolha ainda mais polêmica é a presença de um carregador de 45W no kit de venda, quando vários outros smartphones chineses que são considerados concorrentes diretos deste modelo já entregam mais neste aspecto.

E reforço que tudo o que estou dizendo aqui não tornam o Galaxy S23 Ultra uma grande porcaria ou um smartphone ruim. Ele só decepciona em relação aos telefones concorrentes, apostando em um forte continuísmo em relação ao Galaxy S22 Ultra.

 

Afinal de contas… o Samsung Galaxy S23 Ultra vale a pena no Brasil?

O Samsung Galaxy S23 Ultra tem preço inicial sugerido no Brasil de R$ 9.499 para o modelo com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, e pode alcançar o surreal valor de R$ 12.499 para a versão com 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. São exatamente os mesmos valores de lançamento do Galaxy S22.

Você até vai encontrar algumas promoções de lançamento no mercado brasileiro que oferecem brindes como fones de ouvido e carregador sem fio, além de um upgrade gratuito da compra do modelo de 256 GB para a versão com 512 GB de forma automática.

Tudo isso fará com que o preço final do produto seja menos caro. Mas isso não deixa o Galaxy S23 Ultra algo mais vantajoso e competitivo.

As diferenças para o Galaxy S22 Ultra são pontuais, e para a grande maioria dos usuários não justifica a troca do modelo do ano passado para o seu equivalente em 2023. Os proprietários do Galaxy S21 Ultra podem até começar a conversar sobre o assunto e, ainda assim, precisam ter coragem para pagar a pequena fortuna que a Samsung cobra pelo novo telefone por aqui.

De qualquer forma, não estou discutindo se o Galaxy S23 Ultra é ou não um bom smartphone. Repito que ele é um dos melhores disponíveis no mercado de telefonia móvel. Porém, a Samsung copiou a Apple no que ela entregou de pior no iPhone 14: o continuísmo.

Ele pode até ser menos caro que o telefone concorrente da Apple, mas não justifica o investimento no seu lançamento. Vale a pena esperar mais um pouco se você realmente faz tanta questão assim em ter o telefone top de linha de 2023 com a S Pen.


Compartilhe