TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Não compre um smartphone em 2022 sem esses itens considerados fundamentais | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Não compre um smartphone em 2022 sem esses itens considerados fundamentais

Não compre um smartphone em 2022 sem esses itens considerados fundamentais

Compartilhe

Estamos em 2022, e precisamos olhar para frente, em todos os sentidos. O mundo da tecnologia é tão fascinante justamente por causa disso: porque ela nos convida a olhar para frente, em busca da evolução e de melhorias que podem ser incorporadas em nossas vidas.

A telefonia móvel é um dos setores que mais evolui dentro do universo da tecnologia, e os fabricantes de todas as marcas oferecem suas alternativas e inovações dentro do segmento. E essa vasta oferta de produtos pode complicar a vida de algumas pessoas na hora de escolher um smartphone para chamar de seu.

Usuários diferentes contam com perspectivas e expectativas muito diferentes. Alguns usuários desejam um smartphone com os games como prioridade, enquanto outros só desejam ter um bom dispositivo para as redes sociais. Tem aqueles que querem um dispositivo com foco maior para fotografia, e um grande grupo de que quer um telefone com foco na elevada autonomia de bateria.

Logo, é preciso ter em mente quais são as características que queremos encontrar no nosso futuro smartphone e, principalmente, os itens que não podemos mais admitir no telefone em pleno 2022. E é sobre o que NÃO QUEREMOS que vamos abordar neste post.

 

 

 

Quando o preço é baixo demais, desconfie…

Sabe quando a esmola é demais ou quando o produto é barato demais? Então… desconfie disso.

Em muitos casos, o barato sai caro, e no caso dos smartphones, se ele é muito barato, ele pode custar bem caro quando a experiência de uso não entrega tudo o que se espera do dispositivo. Logo, procurar seguir as dicas que vamos deixar neste post é fundamental para evitar futuras dores de cabeça.

Caso contrário, você vai perceber rapidamente que fez uma péssima escolha. Poucos dias de uso com um dispositivo que não atende todas as suas necessidades resultam no amargo sentimento de arrependimento por contar com algo que não entrega as qualidades mínimas de uso.

Não vamos mencionar quais são os modelos de smartphones que você nem deve chegar perto a essa altura do ano, pois queremos evitar algumas brigas desnecessárias com fabricantes e assessorias de imprensa. Mas se você quiser, eu posso no futuro mencionar alguns modelos de telefones cuja compra deve ser evitada a todo custo.

Neste post, vamos indicar quais são os principais pontos que você deve colocar ênfase para simplesmente recusar a compra de um telefone que entrega essas características indesejadas para 2022.

 

 

 

Smartphones com mais de três anos de lançamento

Deveria ter uma lei proibindo a venda de telefones com mais de três anos de vida, principalmente no caso dos smartphones Android.

Você precisa levar muito em consideração que, quando um smartphone chega ao mercado, ele começa a contar o tempo de vida, o que é algo fundamental para determinar qual é a sua janela de atualizações. E ninguém quer comprar um dispositivo caro para ficar desprotegido sem os updates de segurança e correções de software.

No caso do iPhone, a Apple faz um trabalho excelente ao oferecer suporte para muitos anos de atualizações. Mesmo assim, pense dez vezes antes de comprar um smartphone da maçã mordida com quatro ou mais anos de vida no mercado.

E no Android, se esse telefone tem três ou mais anos de vida, é sinal de que dificilmente ele será compatível com novas versões do sistema operacional do Google. Principalmente se esse dispositivo foi fabricado pela Motorola.

Outro fator a ser considerado em relação ao tempo de lançamento de um dispositivo está nas qualidades e características que você vai encontrar neste dispositivo. Um modelo lançado em 2019 pode deixar de fora tecnologias interessantes e relevantes para 2022. Investir em um produto defasado nos aspectos tecnológicos pode ser o mesmo que jogar dinheiro fora.

 

 

 

Sem qualquer tipo de recarga rápida de bateria

Isso é algo inaceitável para um tempo em que o 5G começou a ser uma realidade e, com ele, a maior demanda de bateria.

O recurso de recarga rápida foi um importante aditivo para os smartphones. Sem ele, fica muito mais difícil aproveitar do dispositivo de forma plena, já que o usuário é obrigado a esperar por horas para voltar a usar o telefone sem maiores problemas.

Logo, mesmo que o telefone seja de entrada e conte com o mínimo de velocidade na recarga, vale a pena contar com esse recurso. A velocidade do processo pode aumentar, dependendo do dinheiro que você vai desembolsar no telefone que você comprar. O mínimo aceitável para 2022 é um dispositivo com sistema de recarga de 10W, algo que já está presente inclusive nos telefones de linha média com pelo menos dois anos de mercado.

 

 

 

A conectividade é algo indispensável

Nem todos os usuários dão a importância devida ou merecida para os aspectos de conectividade no smartphone. Por outro lado, este é um dos elementos que mais se destacam durante o uso diário do dispositivo.

De forma alguma compre um smartphone em 2022 que não conte com a conectividade NFC. Este é um elemento que, mais cedo ou mais tarde, você vai usar. Seja para realizar pagamentos em estabelecimentos, seja para a transmissão de pequenos pacotes de dados e informações.

A regra é a mesma quando falamos de funcionalidades que passaram a fazer parte do nosso dia a dia, como Bluetooth, GPS ou WiFi-Direct. Todos esses recursos são úteis para nossa localização no mundo e compartilhamento de arquivos. Pense duas vezes na compra se o telefone que você quer não possuir as mais recentes gerações dessas tecnologias.

Um ponto de dúvida sobre os critérios de escolha está na presença da conectividade 5G em um smartphone para 2022. Bem sabemos que esse padrão de rede de dados móveis ainda não está completamente implementado, mas considerando que você está comprando um dispositivo para o futuro, é melhor já estar preparado para as novas tecnologias que estão chegando.

 

 

 

Não negligencie nas câmeras

Mesmo que você pretende escolher um smartphone apenas e exclusivamente pensado nos jogos, em algum momento da sua vida você vai usar o dispositivo para o registro de uma foto casual. Logo, tente não negligenciar nas câmeras desse dispositivo, pois este é um item mais importante do que você imagina.

É óbvio que, quanto maior é o seu orçamento, melhores são as câmeras que você vai obter no seu dispositivo. Mas é importante lembrar ao amigo leitor que jamais deve se investir dinheiro em um telefone cujas câmeras não contam com recursos tão básicos ou essenciais como foco automático, resolução do sensor principal com, pelo menos, 10 MP, HDR e estabilizador de imagem (ótico ou digital).

Apesar de mencionar várias características, é fácil encontrar esses itens em qualquer smartphone com câmeras que prestam. É só ter uma certa calma para consultar com atenção as especificações técnicas dos sensores fotográficos do dispositivo que você pretende comprar.

 

 

 

Os outros aspectos considerados essenciais

Outros elementos vinculados às características técnicas dos smartphones que precisam ser considerados pelos usuários são itens que melhoram ou facilitam a experiência de uso com o dispositivo.

Por exemplo, sensores como giroscópio, sensor de luz ambiente e bússola. Se o seu futuro smartphone não conta com esses itens, mais cedo ou mais tarde você vai se arrepender dessa escolha. Mesmo que não sejam configurações que usamos todos os dias, eventualmente elas podem ser necessárias para tarefas pontuais.

Some esses detalhes ao sistema de desbloqueio do dispositivo, onde o leitor de digitais na tela ou na lateral do dispositivo é algo obrigatório em 2022. Vivemos em um tempo em que a segurança dos dados e a privacidade viraram temas de ordem, e ter um dispositivo que não protege o usuário logo de cara é um erro grosseiro. Lembrando que o sistema de desbloqueio facial pode ser uma interessante alternativa, principalmente se você é o proprietário de um iPhone.


Compartilhe