Mozilla e Telefónica (no Brasil, Telefônica/Vivo) apresentaram algumas novidades sobre o Firefox OS na Mobile World Congress 2014. Apesar de uma das “bombas” do dia ser a não disponibilidade do WhatsApp na plataforma, as duas instituições prometem melhorias no sistema, e uma expansão no número de lançamentos de smartphones, com mais fabricantes envolvidos, entre eles ZTE, Huawei, Alcatel e LG.
Os novos dispositivos serão lançados pela operadora Telefónica nos próximos meses. Além disso, novos mercados vão receber os smartphones com o Firefox OS ao longo de 2014. São eles: Alemanha, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Equador, Argentina, Croácia, República Checa, Macedônia e Montenegro.
Diversos acordos com diferentes fabricantes foram anunciados para 2014, com a promessa de smartphones mais potentes e completos. Alguns modelos contarão com processadores de dois núcleos, e resolução de tela maior. Para ser mais preciso, um novo modelo de desenvolvimento com um processador de dois núcleos e tela de 4.5 polegadas foi anunciado.
Outra novidade (para os modelos de entrada) estão nos designs de referência, que permitirão que modelos com Firefox OS alcancem preços iniciais para o consumidor de US$ 25. Seriam modelos com conectividade WCDMA e EDGE, com chipset SC6821.
Também foram anunciadas novidades sobre a nova versão do Firefox OS, A seguir, destacamos algumas delas:
* Mais personalização para operadoras e fabricantes.
* Nova busca universal no dispositivo.
* Multitarefa potenciada de forma similar como a fazemos no navegador.
* Maior possibilidade de compartilhamento de conteúdo de forma direta.
* Suporte para redes LTE e NFC nos dispositivos lançados em 2014.