TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Muitos usuários estão devolvendo o Apple Vision Pro: por que? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Realidade Virtual e Realidade Amentada | Muitos usuários estão devolvendo o Apple Vision Pro: por que?

Muitos usuários estão devolvendo o Apple Vision Pro: por que?

Compartilhe

O Apple Vision Pro pode até ser um produto espetacular (algo que, sinceramente, tenho dúvidas, pois ainda não cheguei perto dele), mas essa história do dispositivo não contar com suporte para múltiplos usuários é um enorme tiro no pé do dispositivo.

Um produto caro desse jeito que não pode ser compartilhado com familiares e amigos beira à uma propaganda enganosa. A Apple deu a entender que o Vision Pro seria um produto que poderia ser desfrutado por membros da mesma família.

Agora, os usuários que se sentem enganados pelas limitações técnicas que bloqueiam o suporte multiusuário no Vision Pro estão devolvendo o produto em escala quase industrial, ligando o sinal de alerta na Apple (e em outros usuários).

 

Não dá para usar a mesma estratégia do iPad

Aparentemente, a Apple entende que o Vision Pro é como um iPad, que também não oferece o suporte multiusuário. Nos Macs e no iPhone, várias pessoas podem usar o mesmo dispositivo, mesmo sendo um produto de uso pessoal.

Então, não faz muito sentido a Apple permanecer na teimosia em alguns dispositivos. Para Tim Cook e sua turma de teimosos, produtos como o iPad e o Vision Pro foram concebidos para serem unipessoais, ou seja, apenas uma pessoa pode utilizar o gadget.

Smartphones e computadores convidam ao compartilhamento, porque são dispositivos que aproximam as pessoas e simplificam a vida. A não ser que a Apple realmente desenvolveu o Vision Pro pensando no onanismo dos nerds virjões.

Na prática, apenas uma conta do Apple ID pode ser associada a uma unidade do Vision Pro, ao contrário de dispositivos Android, PCs Windows, Macs, Nintendo Switch e até mesmo os óculos Meta Quest, que permitem até quatro contas distintas.

De novo: o Vision Pro é caro demais para ser limitado nesse nível. O usuário deveria ter a liberdade de pelo menos cadastrar os membros da família no mesmo dispositivo, oferecendo a chance do gadget funcionar como um elemento de integração tecnológica em um sentido mais amplo.

 

Existe uma forma de contornar isso?

Embora a Apple permita abrir sessões de convidado no Vision Pro, todas as informações geradas por esse usuário não são salvas no dispositivo, exigindo a recalibração a cada uso.

Isso aqui é um pé no saco, sinceramente. Chega a ser o ápice da estupidez em um dispositivo de tecnologia, por mais que ele seja de uso pessoal.

Pelo histórico da Apple, não teremos mudanças nas configurações e características do Vision Pro tão cedo. Até porque não há motivos para mudar de direção, pois está funcionando para a empresa.

O iPad foi lançado em 2010, e até hoje não oferece o suporte para múltiplos usuários. Mesmo assim, não deixou de ser o tablet líder em vendas.

Logo, essa mesma ausência de suporte multiusuário pode ser um dos principais motivos para impulsionar as vendas individuais do Vision Pro. É uma escolha deliberada da Apple para distribuir mais unidades do produto.

Neste momento, parece que não está funcionando muito bem, já que o número de unidades devolvidas do óculos de realidade mista da empresa é considerável.

O tempo vai dizer se o burro sou eu, ou se é Tim Cook.


Compartilhe