TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Moto G23 no Brasil: vale a pena? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Moto G23 no Brasil: vale a pena?

Moto G23 no Brasil: vale a pena?

Compartilhe

O Moto G23 é mais um dos telefones de entrada que a Motorola lançou no mercado brasileiro, e vai competir com outros dispositivos disponíveis por aqui com a mesma faixa de preço.

Depois da decepção que o Moto G53 causou em muitos por contar com um preço elevado para um telefone que só vai receber uma grande atualização do Android, chegou a hora de olhar para o modelo que está no meio do caminho entre os dispositivos apresentados pela Motorola entre os telefones mais básicos da marca.

Precisamos descobrir se ele vale a pena pelo valor sugerido em seu lançamento por aqui. Para isso, precisamos considerar alguns fatores que precisam ser compartilhados com o consumidor.

 

De novo: apenas uma atualização do Android

O Moto G23 recebe o mesmo grande problema do Moto G53, pois vai receber apenas uma grande atualização do Android e três anos de atualizações de segurança.

Como o modelo chega ao mercado com o Android 13, a Motorola só promete a atualização do Moto G23 até o Android 14. Depois disso, o cliente que fique olhando para os lados e se lamentando porque todos os coleguinhas que usam smartphones de outros fabricantes vão receber as novidades de software oferecidas pelo Google.

E o usuário do Moto G23 será um esquecido no churrasco da vida. O que é uma constante para os usuários de smartphones da Motorola.

Alguns defensores da marca vão dizer que o dispositivo vai receber três anos de atualizações de segurança, e que isso basta para investir o dinheiro no telefone. Eu sinto em dizer, mas essas pessoas estão erradas.

Os três anos de atualizações de segurança são uma obrigação da Motorola para manter a integridade do dispositivo e a segurança dos dados dos usuários. É política do Google, não da marca que é controlada pela Lenovo.

Receber as novidades oferecidas pelo Google em um smartphone Android é também uma forma de não deixar o telefone cair em uma obsolescência de funcionalidades, pois questões de produtividade e melhorias na experiência de uso são resolvidas nas grandes atualizações do sistema operacional.

Quando a Motorola relega o Moto G23 a apenas um ano de atualizações do Android, ela dá a entender que o dispositivo pode ou deve ser abandonado para que o usuário seja condicionado a investir em um novo telefone da marca para receber esses novos recursos de software.

E todo mundo que tem um pouco mais de intimidade com o mundo da tecnologia sabe que não precisa ser necessariamente dessa forma.

 

Moto G23 no Brasil: vale a pena?

Com o preço sugerido de R$ 1.599 e recebendo apenas uma atualização do Android, não dá para recomendar muito o Moto G23.

O seu preço ideal seria abaixo dos R$ 1.500, algo que muito provavelmente você vai encontrar com alguma promoção disponível no comércio eletrônico brasileiro já nos primeiros dias de disponibilidade do produto em nosso mercado.

Mesmo assim, avalie bastante se vale a pena investir esse dinheiro em um telefone que só vai até o Android 14. Certamente existem outras opções que entregam mais pelo mesmo valor, principalmente no mercado de importação.

É inacreditável como a Motorola insiste em dar tiros no próprio pé quando tem tudo para ser muito melhor do que demonstra com decisões infelizes como as tomadas nos modelos da série Moto G.

E pensar que essa família Moto G era um exemplo a ser seguido dentro do mercado de telefonia móvel…


Compartilhe