Meu número de celular foi vazado pelo Facebook?

Compartilhe

Mais um vazamento do Facebook em nossas vidas. E, mais uma vez, temos que nos preocupar com a segurança dos nossos dados.

Nada menos que 533 milhões de usuários tiveram os seus dados afetados por esse vazamento. É muita gente. São muitos dados. E não apenas os endereços de e-mail estão envolvidos neste vazamento. Os números de celulares dos usuários estão expostos. E isso é muito sério.

Lembra quando você estava com receio em vincular o seu número de celular com a sua conta do Facebook? Pois é… situações como essa mostram claramente que você não estava exagerando.

Neste post, vamos mostrar uma forma para descobrir se o seu número de celular está exposto pela internet por causa desse vazamento do Facebook.

 

 

 

Como saber se o seu número de celular foi vazado pelo Facebook

 

 

O site Have I Been Pwned decidiu colocar em sua base de dados vazados os números de telefone desse vazamento recente do Facebook. Dessa forma, não apenas os e-mails podem ser verificados, mas também o seu número de telefone cadastrado na rede social.

O site concentra todas as informações dos 533 milhões de usuários de 106 países que foram afetados por este vazamento no Facebook. E como essa massa de usuários é enorme, é sempre melhor eliminar a dúvida para poder tomar as melhores providências.

E o procedimento não poderia ser mais simples:

 

  1. Procure no Google pelo termo “Have I Been Pwned”, ou clique no endereço haveibeenpwned.com para acessar a página para realizar a busca desses dados.
  2. No campo de busca, no lugar de digitar o seu endereço de e-mail, você precisa digitar o seu número de celular. Como este é um site internacional, é necessário adicionar o código +55 antes do seu número de telefone, já que esse é o código internacional de telefonia móvel para o Brasil (por exemplo: +5511912345678).
  3. O site vai procurar em sua base de dados pelo seu número de telefone. Em função disso, você pode receber duas respostas: “Good News” na cor verde (o que indica que o seu número de telefone não foi vazado), ou “Oh, no – pwned!” na cor vermelha (o que indica que o seu número de celular foi exposto).

 

Se o seu número de celular foi vazado, retire esse número de sua conta do Facebook o quanto antes. Se você usa esse número para autenticação em dois passos, utilize um aplicativo externo para esse processo e fique atento às mensagens de SMS que você vai receber daqui para frente, pois elas não são mais tão seguras quanto parecem.


Compartilhe