A partir de hoje (9), é possível verificar se os seus dados no Facebook foram utilizados de forma indevida pela Cambridge Analytica.

Para isso, entre na sua conta do Facebook (no desktop ou no smartphone), e se sua conta foi afetada, você vai receber uma notificação de alerta.

O Facenook criou um sistema automático para alertar as vítimas, indicando que os dados “podem ter sido mal utilizados (…) ao serem compartilhados por uma empresa chamada Cambridge Analytica”.

 

 

O alerta também mostra como os usuários foram afetados, e oferece instruções para diminuir o problema, desativando aplicativos e sites com os quais compartilhamos informações sem consentimento disso.

Vale lembrar que, dos 87 milhões de afetados pelo problema, mais de 70 milhões são usuários norte-americanos. Por isso, muito provavelmente você não verá tal alerta. Mas ao menos está ciente que ele existe.

Na Europa, 2.7 milhões de usuários foram afetados, com 1 milhão apenas no Reino Unido.

De qualquer forma, fica o conselho de revisar as preferências do Facebook, especialmente na área de compartilhamento de dados com terceiros.