TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia LibreOffice 7.6: adeus, Microsoft Office? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Downloads | LibreOffice 7.6: adeus, Microsoft Office?

LibreOffice 7.6: adeus, Microsoft Office?

Compartilhe

Pode não parecer, mas… não existe apenas o Microsoft Office no mundo. Apesar de ser um usuário pagante do pacote de escritório da Microsoft, reconheço que existem outras alternativas para quem não quer colocar a mão no bolso.

Dito isso, informo que a Document Foundation lançou o LibreOffice 7.6 Community, uma nova versão da suíte de produtividade e colaboração. Para quem quer ter uma solução para as necessidades básicas, essa é uma das melhores opções.

O LibreOffice 7.6 é gratuito, de código aberto e uma alternativa popular ao Microsoft Office. E como o apelo econômico é muito sustentável, vale a pena compartilhar essa novidade com a comunidade.

 

LibreOffice se tornou um gigante

O LibreOffice nasceu para dar continuidade ao projeto OpenOffice, após a aquisição pela Oracle da Sun Microsystems. Ou seja, é um software bem amadurecido e pronto para substituir a suíte da Microsoft no caso dos usuários que procuram por uma solução que seja prática, viável e gratuita.

Esse software está disponível em mais de 120 idiomas e é compatível com várias arquiteturas de hardware e software, incluindo Windows, Linux e macOS. Sua flexibilidade chama a atenção dos usuários que utilizam diferentes dispositivos ou sistemas operacionais.

O principal atributo do LibreOffice é a sua compatibilidade com os formatos de arquivos usados pelo Microsoft Office, o que permite a transição dos usuários que querem sair do software pago para adotar a solução gratuita. E como a Oracle trabalhou constantemente na sua evolução, é possível detectar uma sensível melhora na interoperabilidade do software desde a versão 7.0.

 

Quais são as novidades do LibreOffice 7.6?

Embora não haja mudanças revolucionárias, a versão 7.6 do LibreOffice apresenta melhorias e refinamentos.

O pacote de produtividade já conta de forma nativa com ferramentas integradas para criar documentos, livros, páginas da web e diversas extensões e modelos, apresentando uma versatilidade que é muito bem recebida pelos usuários. Na nova versão 7.6 do LibreOffice, temas de documentos passam a ser compatíveis com todos os aplicativos do pacote, e foram introduzidas correções para abrir documentos do Microsoft Office.

Além disso, foram implementadas melhorias específicas para o Writer (processador de texto), o Calc (editor de planilhas) e para o Impress (apresentações), os principais programas do LibreOffice e equivalentes ao Word, Excel e PowerPoint do Microsoft Office.

Também foram adicionadas pequenas novidades nos softwares Draw (diagramas), Base (bancos de dados) e Math (fórmulas avançadas). Os programas complementam o pacote de programas do LibreOffice e, dessa forma, complementam o leque de opções de produtividade da solução gerenciada pela Oracle.

 

LibreOffice 7.6: download e instalação

Você não precisa esperar para usar a nova versão do LibreOffice, e nunca é demais lembrar que também não é necessário colocar a mão no bolso para receber todos os benefícios oferecidos por este pacote de escritório.

O LibreOffice 7.6 está disponível para download no site oficial do software, na versão “Community” para uso pessoal. A Document Foundation oferece as versões Enterprise para empresas e grupos que necessitam de recursos personalizados e suporte dedicado.

E mesmo que você seja um fiel usuário do Microsoft Office, entendo que vale a pena ao menos dar uma olhada no LibreOffice, tanto para conhecer suas características como também para avaliar os seus benefícios. Entendo que a grande maioria daqueles usuários que só utilizam o básico nos editores de texto, planilhas eletrônicas e softwares de apresentação podem aproveitar os recursos de um software gratuito e bem completo.

Em alguns cenários específicos, o LibreOffice pode ser melhor que o Office 365, solução online e gratuita do pacote de escritório da Microsoft. Até porque não é sempre que você está conectado à internet.

É só pensar um pouco: você precisa editar um documento rapidamente durante um voo, e não pagou pelo caro WiFi da Gol. Então… use o LibreOffice e salve o seu emprego.


Compartilhe