Estamos em 2024, e muitos usuários que estão com as contas no lugar estão pensando seriamente em investir o seu rico dinheirinho em um iPhone novo. E eu tenho que dar os sinceros parabéns para essa galera.
Esse mesmo grupo de usuários poderia ter investido esse dinheiro durante o período da Black Friday, mas vai aproveitar o novo ano para comprar o telefone da Apple. E não podemos julgá-los por isso.
Então, este post serve para ajudar aos indecisos. A partir de agora, vou dissertar os pontos mais fortes de cada um dos modelos considerados viáveis entre os modelos base do iPhone, nas versões 13, 14 e 15.
Antes de começar, um esclarecimento
Neste momento, muitos usuários estão se perguntando quais dos três modelos de iPhone merece o investimento neste momento.
Aqui, estou considerando apenas e tão somente o modelo base do iPhone, descartando todas as demais variantes do telefone da Apple.
Ou seja, só entra nesse estudo o iPhone 13, o iPhone 14 e o iPhone 15. Se você pensa em comprar uma das versões mais avançadas do smartphone da Apple, este artigo não é para você.
Mas compartilhe o texto com amigos e parentes, pois isso já vai me ajudar bastante.
Onde o iPhone 15 se destaca
O iPhone 15 conta com várias melhorias em relação aos modelos anteriores, mas apenas os usuários podem concluir se essas novidades justificam ou não o investimento nele.
Para começar… a Dynamic Island na parte superior da tela.
O sucessor do famigerado notch agora está presente em todos os modelos do iPhone 15, e pode exibir várias notificações e informações do iOS de forma direta e simples.
O processador A16 Bionic ainda é muito competente, além de representar um salto em relação ao A15 Bionic presente no iPhone 13 e 14.
E sua câmera principal de 48 MP é consideravelmente superior ao sensor de 12 MP presente no iPhone 13 e iPhone 14, entregando fotos com maior riqueza de detalhes.
O que é igual em todos os modelos
Acredite: iPhone 15, 14 e 13 são muito similares de um modo geral, e isso faz com que os usuários fiquem com um pé atrás na hora de investir no modelo mais recente (e mais caro).
Os três modelos contam com uma tela Super Retina XDR OLED com taxa de atualização de apenas 60 Hz (muitos modelos da concorrência já entregam 120 Hz na tela; vergonha, Apple… vergonha!).
A autonomia de bateria dos três é similar, com o iPhone 13 entregando 19 horas de uso, enquanto o iPhone 14 e iPhone 15 oferecem até 20 horas.
O design dos três modelos é praticamente idêntico, exceto pelo fato do iPhone 15 receber a Dynamic Island na tela e a pequena variação do tamanho no módulo de câmera traseira do modelo mais recente.
A câmera frontal dos três modelos é a mesma. Ou seja, um sensor de 12 MP (f/1.9) e tecnologia TrueDepth para o modo retrato.
Por fim, o desempenho dos três é muito similar, mesmo com o iPhone 15 recebendo o processador A16 Bionic. Todos entregam o mesmo resultado final na edição de fotos e vídeos, ou no desempenho em jogos.
Motivos para comprar o iPhone 15
Além de você viver no modo “o dinheiro nunca será um problema para mim”, existem alguns bons motivos para escolher o iPhone 15.
Sua câmera de 48 MP se destaca na hora que você faz zoom em uma foto. Sua capacidade em registrar detalhes específicos de uma imagem combinada com a nitidez das fotos são marcas registradas da Apple que são muito fortes no iPhone 15.
Só pelo fato de você poder dizer adeus ao notch graças à Dynamic Island já é um excelente motivo para comprar o iPhone 15.
E receber todas as atualizações do iOS que estão programadas é uma forma excelente de valorizar o seu investimento neste smartphone da Apple.
Motivos para comprar o iPhone 14 ou o iPhone 13
Se você quer economizar algum dinheiro, mas ainda está na dúvida se não vale a pena comprar o iPhone 15, leia os meus argumentos abaixo.
Tanto o iPhone 13 como o iPhone 14 contam com potência de sobra para basicamente todas as tarefas do dia a dia. A vantagem que o iPhone 15 recebe neste aspecto não é tão significativa, e a maioria dos usuários não precisa de tudo isso.
Os dois modelos contam com a mesma bateria do iPhone 15, e não há grandes diferenças na autonomia de uso. Todos os modelos entregam o mesmo tempo de uso long da tomada.
A qualidade imagem de todos os modelos é excelente, já que todas as telas são uma Super Retina XDR OLED. A maioria nem sente a diferença entre um dispositivo e outro neste aspecto.
Por fim, o principal diferencial a favor dos modelos anteriores: o preço mais competitivo. Só o fato do iPhone 13 ou iPhone 14 ser menos caro que o iPhone 15 já é um ótimo motivo para você investir o seu dinheiro em um dos dois smartphones.
Qual você deve comprar?
Com todos os dados apresentados, a escolha fica bem mais simples:
- Se você quer o mais recente smartphone da Apple e nada mais, escolha o iPhone 15 sem pensar duas vezes.
- Se você quer ter um iPhone, mas deseja economizar algum dinheiro, compre ou o iPhone 13 ou o iPhone 14.
- Se você não se importa em ter o mais recente iPhone do mercado (ou é menos exigente na demanda de hardware e software), compre um dos modelos anteriores.
- Se você vai usar recursos específicos do modelo mais novo, compre o iPhone 15, pois você não vai se arrepender.
É claro que o preço de cada produto continua a ser um dos fatores mais importantes (se não for o mais importante) para determinar a compra de um iPhone para a maioria dos usuários brasileiros.
Mas se você tem essas informações em mente, sua escolha será mais fácil e objetiva. E eu espero ter ajudado de alguma forma na sua decisão de compra consciente do seu futuro iPhone.