TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O curioso caso do iPhone que envelheceu bem | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | O curioso caso do iPhone que envelheceu bem

O curioso caso do iPhone que envelheceu bem

Compartilhe

Eu mal consigo acreditar que eu realmente vou falar bem do iPhone 12 em um artigo. E eu escrevo isso sem sentir muito peso ou culpa no coração.

Confesso que nunca fui muito com a cara do iPhone 12. Mas isso é muito mais um problema meu do que dele. O meu ranço aconteceu mais por causa da autonomia de bateria do modelo, que era fraca para as minhas necessidades.

Mas… o tempo (que é sempre o senhor da razão) passou, e o iPhone 12 é hoje um iPhone que envelheceu bem. E eu tenho que fazer o meu “mea culpa” para justificar por que vale a pena investir o dinheiro nele em 2023/2024.

 

Melhor do que eu imaginava

O iPhone 12 é um smartphone bem construído, recebendo materiais duráveis e uma tela OLED, oferecendo uma experiência visual excelente. E é basicamente isso o que a grande maioria das pessoas procura em um smartphone.

Este é um modelo que recebe o (ainda) poderoso chip A14 Bionic da Apple, permitindo a execução de atividades em multitarefa de forma eficiente e, de alguma forma, estabelecendo os padrões para modelos futuros.

É fato que a Apple forjou as bases das próximas gerações do iPhone neste modelo, tanto no design como no conceito de processador (e sua relação com o iOS). Até por isso o iPhone 12 está envelhecendo tão bem.

A longevidade do iPhone 12 é enfatizada pela consistência nas atualizações do iOS, com um suporte de software que pode alcançar mais do que os cinco anos inicialmente estimados.

Neste aspecto, o investimento neste modelo pode ser considerado um acerto. Afinal de contas, existe a possibilidade de a Apple estender as atualizações do iPhone 12 para além do iOS 19, dada a performance notável que o dispositivo entrega hoje.

Há quem diga que esse modelo pode receber inclusive o iOS 20, garantindo mais um ano de suporte. Acredito que os usuários que investiram o seu dinheiro nesse telefone lá atrás estão colhendo os louros dessa aposta na tecnologia de ponta da Apple.

E como o suporte da Apple se comporta como uma mãe que protege os filhos mesmo depois dos 50 anos de idade, o iPhone 12 continuará a receber atualizações de segurança, garantindo uma utilização prolongada para usuários menos exigentes.

Comprar um iPhone é uma forma de valorizar o seu dinheiro, pois a empresa garante que esse seja um investimento a longo prazo. E isso agrega valor a qualquer dispositivo de tecnologia.

Por outro lado, com o preço que um iPhone custa, a Apple não faz nenhum tipo de favor em manter esse smartphone funcionando pelo maior tempo possível. Se você pensar com critério, essa é a obrigação da empresa.

Até porque aquele pobre coitado que pagou caro pelo iPhone 12 precisa terminar de pagar as 24 prestações do produto nas Casas Bahia e aproveitar um pouco do telefone sem o peso do pagamento.

 

Ele está menos caro, e ainda pode ser encontrado

Com o tempo, o preço do iPhone 12 foi diminuindo gradativamente, o que fez dele uma opção acessível, considerando os recursos oferecidos.

Tudo bem… eu sei que ele não recebe uma série de funcionalidades presentes nos modelos mais novos. Mas não é por causa disso que vamos considerar esse smartphone um completo inútil.

Os usuários menos exigentes podem se valer dos benefícios desse modelo, apesar dos seus três anos de lançamento. Não deixa de ser um iPhone, não é mesmo?

Mesmo com tanto tempo no mercado, o iPhone 12 mantém seu valor, em contraste com modelos mais recentes, como o iPhone 14 Pro, que foram desvalorizados mais rápido do que o imaginado.

E isso, considerando o fato de que o iPhone 14 Pro tende a ser mais interessante que o iPhone 15 Pro, mesmo com todas as inovações e melhorias nas especificações.

Além disso, é relativamente fácil encontrar o iPhone 12 nas lojas, devido ao estoque estável, ao contrário de modelos mais recentes com estoques mais limitados.

Por tudo o que foi mencionado até agora (e por mais inacreditável que isso possa parecer), eu recomendo seriamente o investimento no iPhone 12, pois a sua relação custo-benefício é uma das melhores que você pode encontrar entre os telefones da Apple neste momento.

Antes de investir o seu dinheiro neste smartphone, é fundamental que você faça uma boa pesquisa de mercado para descobrir onde ele está cobrando menos do consumidor.

Os preços são voláteis, e as diversas alternativas do mercado resultam em uma variação de preços que pode ser interessante para quem sabe como pesquisar os produtos do seu interesse.

De qualquer forma, até eu reconheço que o iPhone 12 envelheceu bem, apesar de manter todas as minhas críticas sobre o desempenho da bateria do dispositivo.

Para quem pretende comprar o modelo, é bom fazer aquela pesquisa de feedback dos usuários sobre a autonomia de bateria dele. A última coisa que você vai querer é ter um telefone que fica mais tempo no carregador do que com você na balada, no shopping ou no passeio do parque.


Compartilhe