Dá até vontade de chorar ao escrever esse artigo…
Uma novidade indigesta para os usuários de smartphones Android. O Google mudou a sua política nas cópias de segurança do WhatsApp, impactando de forma sensível o espaço de armazenamento de todos os usuários no Google Drive.
O fim do backup do WhatsApp no Google Drive será gradual. A nova política será implementada primeiro para os usuários das versões beta do app de mensagens a partir de dezembro de 2023 e, em seguida, para todos os usuários até a primeira metade de 2024.
Adeus aos backups ilimitados no WhatsApp
A experiência de backup ilimitado no Android chega ao fim, o que exige a atenção dos usuários sobre o que vai acontecer daqui pra frente, algo que é um pouco difícil em meio às lágrimas.
O WhatsApp promete notificar os usuários 30 dias antes da mudança através de um banner na seção de backup. Uma vez que o alerta for emitido, é altamente recomendado que você comece a salvar os conteúdos que você considerar importantes que foram compartilhados ou recebidos no aplicativo de mensagens.
A notificação prévia tem como objetivo principal permitir que cada usuário tome a melhor decisão para o seu caso, com antecedência suficiente e um bom tempo para realizar as mudanças de backup.
Não sei se o Google se deu conta disso (acho que sim, mas ignorou), a função de backup era essencial para preservar chats, imagens e vídeos em caso de perda ou roubo do dispositivo. Também era uma função que ajudava a vida dos usuários que trocam de smartphones, simplificando a restauração das informações no novo telefone.
A decisão do Google (e do WhatsApp) vai afetar a muitos usuários em todo o planeta. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a maioria no Android, a mudança afeta milhões que utilizam o Google Drive todos os dias para manter os seus arquivos dentro das conversas a salvo.
Quais são as opções disponíveis a partir de agora
Os usuários de contas gratuitas do Google Drive certamente enfrentarão limites de espaço de armazenamento, onde apenas aqueles que pagarem para o Google poderão armazenar backups maiores.
E… antes que você pergunte, os usuários do iPhone já não contam com esse privilégio de backup ilimitado a algum tempo, e precisam se virar com os 5 GB gratuitos disponíveis no iCloud. Ou pagam para ter mais espaço de armazenamento.
E essa limitação de espaço gratuito no iCloud torna mais difícil gerenciar backups e outros dados para usuários de iPhone, que acabam passando pelo caixa da Apple para poder garantir o backup de um grande volume de dados.
A possibilidade de realizar backups superiores a 15 GB permanece para usuários de Android que optarem por mais armazenamento no Google Drive, desde que paguem por isso. Comparando com o cenário de momento dos usuários do iPhone, aqueles que ainda contam com dispositivos com o sistema operacional da gigante de Mountain View não podem reclamar muito da vida.
Em todos os cenários apresentados, os usuários do WhatsApp com smartphones que recebem o sistema operacional Android são aconselhados a ativar a cópia de segurança, acessando as configurações do aplicativo de mensagens e escolhendo a opção de salvar no Google Drive.
E está liberado para chorar por causa da morte de um recurso tão valioso em nossas vidas.
É impressionante… Mark Zuckerberg não dá a mínima!