Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Adeus, Google Câmera. Olá, Câmera Pixel

Adeus, Google Câmera. Olá, Câmera Pixel

Compartilhe

Fim de uma era.

O Google Câmera morreu. Deixou de existir. Ou melhor, foi devidamente rebatizado para fortalecer a marca de smartphones Pixel do Google (e a boa qualidade fotográfica que esses telefones vendem).

Câmera Pixel é uma evolução natural do aplicativo de câmera para os smartphones Google Pixel, e agora dá nome para o que antes era conhecido como Google Câmera. Aparentemente, nada de muito drástico mudou no aplicativo, com exceção do nome.

As funções fotográficas são um destaque recorrente na linha de smartphones Google Pixel, e o Google quer reforçar essa experiência de uso nos seus smartphones compatíveis com esse software.

 

Rebranding para reforço de marca

A oitava geração dos Google Pixel foi recentemente apresentada, marcando uma evolução contínua nessa família de smartphones e, por tabela, nos aspectos fotográficos desses dispositivos. Isso fez com que essa linha de telefones enfrentasse o grande bastião da fotografia móvel do mercado: o iPhone.

A história da ênfase nas funções fotográficas começou com a Apple e o iPhone, que passou a chamar a atenção dos usuários pela qualidade das fotos registradas. E isso estimulou todo um mercado no Android, que passou a oferecer uma ampla gama de dispositivos com excelentes câmeras.

O Google optou pela especialização do seu aplicativo, destacando o processamento de imagens atrelado ao processador como valor agregado. E só foi melhorando este aspecto com o passar do tempo.

O uso de SoC próprio com inteligência artificial e software otimizado contribui para o sucesso da câmera Google Pixel. E para muitos usuários, a câmera do Google Pixel 8 Pro é considerada a melhor do mercado justamente por causa dessa combinação.

Logo, o rebranding neste caso acontece para que o Google reforce no coletivo a qualidade das câmeras dos seus telefones Pixel, oferecendo os benefícios presentes neste aplicativo que, a partir de agora, se chama Câmera Pixel.

 

Disponível no Android 14 (e não confunda com a GCam)

O rebranding de “Google Câmera” para “Câmara Pixel” reforça dessa forma a exclusividade da experiência fotográfica fornecida nos smartphones Google Pixel. Ou seja, se você chegou até aqui no artigo, eu lamento em te decepcionar, mas o app continua a ser exclusivo para os telefones da gigante de Mountain View.

A mudança de nome é vista como acertada, evitando instalações equivocadas de outros aplicativos com nomes similares, ou do próprio app Câmera Pixel em dispositivos de outras marcas. Pelo menos será assim até que o Google mude de ideia sobre a sua disponibilidade.

Os felizes proprietários de um smartphone Google Pixel vão notar a presença do novo app Câmera Pixel ao atualizarem o dispositivo para o Android 14. A mudança será automática, aposentando o Google Câmera de uma vez por todas.

Apesar do novo nome, o aplicativo é essencialmente o mesmo na sua interface de usuário, recebendo apenas as melhorias de funcionalidades que estão presentes na versão mais recente do aplicativo que estreou com os novos Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

Para os meros mortais que não contam com um Google Pixel nas mãos, serve de consolo saber que o projeto GCam, uma iniciativa não oficial que faz o port do Câmera Pixel para outros smartphones, continua independente e integrado à Pixel Experience.

Para quem não sabe, a Pixel Experience é uma ROM personalizada que oferece a experiência da “Câmara Pixel” em dispositivos de outras marcas. Na grande maioria dos casos, a única exigência para receber o app GCam é que o dispositivo conte com um processador Snapdragon, mas existem algumas versões do software compatíveis com chips Exynos e MediaTek.

Felizmente, a mudança para “Câmara Pixel” não afeta a compatibilidade com os projetos independentes GCam ou Pixel Experience.


Compartilhe