Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver os problemas de um Google Drive que não funciona ou fecha sozinho no smartphone

Como resolver os problemas de um Google Drive que não funciona ou fecha sozinho no smartphone

Compartilhe

O Google Drive é um dos recursos mais úteis que a gigante de Mountain View possui. Ele é muito influente na minha vida, pois basicamente os meus arquivos e programas mais importantes estão hoje armazenados na nuvem.

Aliás, faço questão de pagar para ter os 2 TB de dados para armazenamento, pois me cansei de ficar dependendo da prática da eliminação de dados armazenados na nuvem para salvar novas fotos e vídeos.

Porém, bem sabemos que o Google Drive não é infalível, e pode apresentar problemas pontuais no smartphone. A partir de agora, vamos apresentar quais são os erros mais comuns que a plataforma possui, e como você pode solucionar essas anormalidades.

 

Antes de qualquer coisa, tente isso

Se o aplicativo do Google Drive está bloqueando, fechando o tempo todo, não está carregando ou não está funcionando direito, tente eliminar os dados do app que estão salvos na memória interna do telefone.

Isso pode resolver nos casos de eventuais conflitos de software que podem estar presentes em relação ao aplicativo.

Faça o seguinte:

  1. Vá para as configurações > aplicativos de pesquisa, e encontre o Google Drive.
  2. Entre nas informações do aplicativo
  3. No armazenamento, clique em limpar dados.
  4. Você também pode tentar limpar a memória cache do aplicativo, pois isso também pode ajudar.

Se você está tentando acessar o Google Drive pelo seu navegador web, é esse o software que pode estar com problemas.

Tão logo você confirme que o software navegador web é compatível com o Google Drive, vale a pena limpar o cache e os cookies desse software. Em cada navegador, o procedimento acontece de forma diferente, mas no Google Chrome (que é o mais utilizado pelos internautas), os passos são esses:

  1. Clique em Mais.
  2. Vá para a opção Histórico.
  3. Clique em Limpar dados de navegação.
  4. Selecione para excluir todos os dados ou especifique a janela de tempo para os dados que serão removidos.
  5. Marque as caixas para Cookies e dados de outros sites e Arquivos e imagens em cache.
  6. Confirme a exclusão de dados.
  7. De modo adicional, desinstale e reinstale o aplicativo de navegador web para verificar se o problema foi solucionado.

Vale a pena também verificar se o problema não está acontecendo por conta de uma atualização do aplicativo do Google Drive, ou até mesmo a ausência dessa atualização. Neste caso, realize o procedimento, ou desinstale o aplicativo e reinstale o software no telefone.

Em casos extremos, execute um antivírus para verificar se um malware não está presente no seu telefone, ou até reinicialize o smartphone para verificar se o problema não é algo temporário.

 

Se for um problema temporário, espere

É algo raro, mas o problema pode ser no próprio Google Drive, em função de uma falha temporária. Neste caso, tudo o que resta é esperar para que o software volte a funcionar normalmente.

Vale a pena verificar se os servidores do Google estão disponíveis clicando neste link. Um V em verde indica que os servidores estão ativos. Se você recebe uma mensagem com Erro 502 (erro temporário) ao tentar abrir os arquivos, significa que eles estão temporariamente indisponíveis.

Você também pode verificar se a sua conexão de internet está funcionando de forma plena, ou até mesmo reiniciar o smartphone para resolver um eventual problema temporário de software.

 

Recuperando um arquivo excluído por acidente

Vamos supor que essa anormalidade no Google Drive resulte em uma remoção acidental de um arquivo ou documento salvo na nuvem. Aqui, vamos mostrar como você pode recuperar esse arquivo de forma simples.

Faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo do Google Drive.
  2. Toque nas 3 linhas no canto superior esquerdo.
  3. Escolha a opção Lixeira.
  4. Se o arquivo aparecer, toque nos 3 pontos ao lado de seu nome.
  5. Confirme a opção Restaurar, e o arquivo vai voltar para a sua pasta original.

Com isso, você recupera o arquivo supostamente eliminado de forma bem simples e prática. Lembrando que todos os arquivos enviados para a Lixeira permanecem por lá por pelo menos 30 dias antes de uma exclusão definitiva.


Compartilhe