TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É perigoso deixar o smartphone congelar? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É perigoso deixar o smartphone congelar?

É perigoso deixar o smartphone congelar?

Compartilhe

A pergunta do título deste post pode parecer ridícula, mas não é. Ridículo é não questionar nada, acreditar em tudo o que falam e viver em uma bolha de ignorância. Questionar é o que nos faz crescer.

Depois de toda essa cagação de regra, vamos falar de uma questão que não afeta boa parte dos brasileiros, mas o pessoal no Sul do Brasil (principalmente nas regiões serranas) pode ser afetado de tempos em tempos.

As condições meteorológicas extremas podem afetar a saúde do smartphone, inclusive o ponto de congelamento. Será que o nosso telefone pode sobreviver às baixas temperaturas?

 

 

 

Sempre verifique o que o seu fabricante fala sobre isso

Se você é um usuário que vivem em regiões do Brasil onde as temperaturas extremamente baixas aparecem de tempos em tempos ou com uma determinada constância (como eu disse antes, as regiões serranas do Sul do Brasil enfrentam essa variação climática negativa), o tema deste post não é um absurdo, e é de bom tom pesquisar o que o fabricante do seu dispositivo está falando sobre o assunto.

Para isso, é só consultar as especificações técnicas do seu dispositivo. Normalmente é ali que os fabricantes colocam as informações referentes ao assunto, justamente para prevenir o usuário sobre possíveis problemas decorrentes deste cenário.

Além disso, os fabricantes colocam os dados de temperaturas suportadas também para se prevenir de eventuais ações que os usuários podem mover contra as marcas por causa de comportamentos anormais em uma situação tão pontual como as temperaturas extremas negativas ou cenários que eventualmente podem resultar no congelamento do dispositivo.

 

 

 

O que pode acontecer se meu smartphone congelar?

Se mesmo com as advertências apresentadas neste post você ainda assim decidir congelar o seu smartphone (e eu não faço a menor ideia do por que você gostaria de fazer isso), o mais provável é que ele pare de funcionar depois de várias horas operando em uma temperatura abaixo de zero.

Se as baixas temperaturas não produzirem danos internos ao telefone, ele certamente voltará a funcionar depois que o dispositivo alcançar a temperatura ambiente. É claro que existe uma possibilidade do telefone não sofrer avarias em temperaturas gélidas, mas não existem garantias que tudo vai voltar ao normal.

Se o seu telefone parar de funcionar depois do descongelamento, a garantia não vai cobrir os custos de reparação ou substituição, pois você não seguiu os eventuais alertas do fabricante sobre não fazer isso. O mesmo válido para relógios inteligentes, tablets, notebooks e outros dispositivos eletrônicos.

A única saída é se o seu smartphone possui uma certificação do tipo IP68 e, ainda assim, é preciso pensar que a água vai penetrar o dispositivo quando descongelar. Mas é uma forma de salvar o funcionamento do telefone.

De qualquer forma, se você pretende escalar uma montanha ou esquiar nos alpes suíços, o mais recomendado é usar um dispositivo que certamente vai sobreviver às suas atividades esportivas geladas. Deixe o telefone principal em casa, pois ele é um smartphone caro, e não um candidato a virar sorvete.


Compartilhe