TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É claro que o notch do MacBook já está causando problemas… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | É claro que o notch do MacBook já está causando problemas…

É claro que o notch do MacBook já está causando problemas…

Compartilhe

Era meio óbvio que isso iria acontecer. Até porque eu não me lembro de ver alguém pedindo isso.

Enfim, a Apple decidiu inserir um notch na tela dos novos MacBook Pro (2021), no melhor estilo do iPhone. E isso já está gerando problemas para os usuários, tal e como imaginou qualquer pessoa minimamente racional.

Não dá para entender a Apple. O mundo está buscando alternativas para se livrar do notch, e agora temos que encarar esse elemento visualmente detestável em seus computadores portáteis.

E o notch no MacBook Pro (2021) não tem nada a ver com alguma funcionalidade de reconhecimento facial. É só para colocar uma câmera mesmo.

Sério mesmo, dona Apple?

 

 

 

A barra de menu ficou comprometida

O notch no MacBook Pro (2021) já está causando os primeiros problemas para os usuários. Problemas esses que poderiam ser evitados se a Apple não tivesse esse enorme desejo de aparecer ou criar uma identidade própria para seus produtos.

O youtuber Quinn Nelson está mostrando ao mundo quais são os primeiros efeitos colaterais da presença do notch no novo notebook da Apple, comprometendo a funcionalidade da barra de menu em cenários que nem são tão incomuns assim entre os usuários do MacBook.

https://twitter.com/SnazzyQ/status/1453143798251339778?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1453143798251339778%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.genbeta.com%2Fmac%2Fimpecable-hardware-nuevos-macbook-pro-vuelve-a-toparse-macos-notch-causa-caos-apps-barra-menu

Nelson detectou pelo menos dois comportamentos anormais da barra de menu no MacBook Pro (2021), e atribui os problemas especificamente à presença do notch na tela.

  • Primeiro problema: em alguns casos, a tela se comporta tal e como deve se comportar em condições normais de temperatura e pressão, e um app não atualizado provavelmente vai se deparar com problemas localizando elementos atrás do notch.

A Apple ainda não apresentou uma solução de software para essa questão e, pelo menos no momento em que este post foi produzido, alguns elementos de software vão ficar atrás do notch. Agora, pense em como os desenvolvedores de softwares para o macOS estão felizes com isso.

O iStat é um exemplo dessa anormalidade. O aplicativo, que mostra informações do hardware em tempo real, adiciona diversos elementos do lado direito da tela, e vários dos seus indicadores acabam escondidos atrás do notch. O que torna isso “menos pior” é que esses elementos são clicáveis, apesar de ocultos.

  • Segundo problema: quando um aplicativo consegue evitar a presença do notch para incluir elementos gráficos, ele pode causar problemas na parte superior da tela, caso sejam exibidos muitos itens.

Aqui, o melhor exemplo dessa anormalidade está no DaVinci Resolve. O editor de vídeo conta com uma longa lista de elementos que são posicionados na barra de menu e, no seu caso, esses elementos ficam bloqueados pelo notch, o que torna impossível inclusive passar o ponteiro do mouse por ele.

Neste caos, o problema aparece quando esses elementos acabam “empurrando” alguns indicadores localizados do lado direito da interface, onde os elementos acabam desaparecendo por completo. O que é um desastre para quem precisa trabalhar de forma plena com o software.

A Apple deveria ter prestado atenção para esses detalhes e lançado o MacBook Pro (2021) com um macOS já preparado para esses cenários. Não é possível que uma empresa desse tamanho simplesmente colocou um notch na tela e deixou todos os desenvolvedores em um absurdo “se virem” para resolver os problemas de uma bobagem que ninguém pediu.

Mas… conhecendo a Apple do jeito que a gente conhece… quem duvida?


Compartilhe