TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É claro que jogaram o Doom em um trator… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | É claro que jogaram o Doom em um trator…

É claro que jogaram o Doom em um trator…

Compartilhe

Não seria um dia normal como outro qualquer se alguém não tentasse rodar o onipresente jogo Doom em alguma coisa inusitada.

Dessa vez, o modder @Skelegant executou o mítico jogo em um trator da John Deere, em um processo que foi complexo por causa do simples fato que o trator precisava ser hackeado para chegar a este objetivo.

Tudo aqui aconteceu com o principal objetivo de explorar os problemas de software do trator, diferente dos últimos feitos envolvendo o jogo Doom, onde só instalaram o game pela diversão na execução em elementos completamente aleatórios.

Logo, vamos levar este feito com o mínimo de seriedade dessa vez.

 

 

 

Revelando um problema muito mais sério

A Sick Codes é uma empresa especializada em erros e vulnerabilidades em tratores, e muitos agricultores lá fora a contrataram reclamando que muitas unidades dos tratores da John Deere apresentavam problemas que não poderiam ser resolvidos por conta própria por causa do bloqueio de software aplicado pelo fabricante do veículo.

Ao saber do problema, a Sick Codes começou a medir esforços para hackear os tratores modernos, reforçando assim os clientes que tinham o legítimo direito de reparação dos veículos.

E isso é importante, pois não é só a Apple que tenta impedir que os seus usuários reparem os seus produtos por conta própria.

Todo o sistema da John Deere é alimentado em uma base de hardware com Linux e Windows CE, e ambos estão obsoletos e sem correções estabelecidas por parte do fabricante. E isso pode ter facilitado um pouco as coisas para o pessoal da Sick Codes.

Durante o processo de investigação da solução, a Sick Codes centrou os seus esforços no console Linux 4240, que é compatível com o jogo Doom. O hack aconteceu a partir da restauração de um dos consoles originais, enganando uma comprovação de reinicialização.

Nada no código original estava devidamente codificado, e todo o firmware era executado como root, o que facilitou um pouco o processo de hack do trator.

Dessa forma, o acesso root ao software do trator foi acessado, oferecendo assim uma maior liberdade de manipulação do equipamento. Não foram revelados os detalhes sobre como foi realizado o hack, mas é possível realizar o processo por métodos mais simples.

 

 

 

E para executar o Doom no trator?

Para que Doom fosse executado no trator da John Deere, a Sick Codes contou com a ajuda do modder @Skelegant para alcançar o objetivo, inclusive para jogar o game (já que aparentemente ninguém na empresa sabia jogar o game).

E o jogo foi executado em um cenário totalmente inusitado: uma plantação de milho, onde o trator é efetivamente utilizado para o deslocamento e a eliminação de inimigos.

Não dá para ver o jogo em tela cheia no vídeo que demonstra o feito, mas ao menos sabemos que ele foi executado usando a versão DeHacked Doom, versão alterada do jogo em um emulador de terminal.

E sobre a versatilidade de Doom em ser executado em elementos totalmente aleatórios, temos aqui mais um exemplo do que podemos fazer com o jogo.

E nem é algo tão surpreendente assim, considerando que já vimos esse game rodar sem problemas em caixas eletrônicos, testes de gravidez, robôs de cozinha, osciloscópios, em um Porshe 911 ou no Windows 95 dentro do jogo Minecraft.


Compartilhe