Era o que estava faltando.
O youtuber Kgsws conseguiu fazer o jogo Doom funcionar dentro do jogo Doom. É isso mesmo o que você acabou de ler, e é isso o que eu acabei de escrever.
E não pense que a missão não é das mais fáceis. Para alcançar este objetivo que pouco muda em nossas vidas mas gera post neste blog, o usuário teve que basicamente hackear o jogo lançado em 1994 para que o mesmo funcione de uma forma para o qual ele não foi desenvolvido.
Vamos então descobrir mais detalhes dessa verdadeira façanha da engenharia informática que só existe para nos divertir (e chamar a atenção dos gamers).
Como foi possível executar Doom dentro de Doom?
O segredo do sucesso aqui foi o uso de um exploit que está presente na versão do DOS para Doom II.
O código foi modificado pelo modder, que obteve um port mais moderno e, pelo visto, delicioso, uma vez que ele batizou o novo jogo como Chocolate Doom (eu faria o mesmo).
Essa versão melhorada com sabor de chocolate poderia ser executada como uma textura animada dentro de várias “janelas”, e foi isso o que permitiu que o jogo funcionasse sem maiores problemas dentro do próprio jogo.
As outras versões disponíveis do jogo Doom não contam com o tal exploit necessário para que o truque funcione de forma plena, o que é bom pois todas estão protegidas contra ameaças cibernéticas.
Além de fazer o Doom funcionar dentro de Doom, o modding permite ao jogador a possibilidade de saltar entre as janelas onde o jogo está em execução. Dessa forma, é possível jogar o jogo dentro do jogo, mas sem sair do jogo.
Entendeu?
Não? Tudo bem. Eu sei, é meio confuso até para mim.
Eu posso jogar Doom dentro de Doom?
É claro que sim!
Afinal de contas, qual é a graça apenas ficar assistindo aos feitos de uma outra pessoa dentro do mundo dos videogames sem ter a chance de jogar o game especialmente projetado para a nossa diversão?
Tudo bem, eu sei que a resposta para a pergunta anterior pode ser dada pelos diversos canais de gameplay disponíveis no YouTube. Mesmo assim, quero acreditar que você entendeu onde eu quero chegar.
E por acreditar em você, eu digo que é possível testar o Doom dentro de Doom aí mesmo na sua casa. Basta acessar o código fonte completo do projeto que o Kgsws disponibilizou no GitHub.
Outra boa notícia deste projeto é que ele é muito democrático. Você não é obrigado a ter um computador muito potente para que o mod funcione. Basta ter uma versão em DOS do Doom II, que pode ser adquirida sem maiores problemas na Steam.
E eu entendo perfeitamente o fascínio das pessoas em tentar fazer o jogo Doom funcionar em qualquer coisa.
Este é um dos jogos de videogames mais significativos de todos os tempos. A versão original deste jogo foi lançada em 1993 para MS-DOS, com sua continuação, Doom II, chegando ao mercado em 1994.
Doom II contava com níveis mais longos, novos inimigos, poderes e armas. E diferente do seu predecessor (cujas cópias eram enviadas pelos correios), essa continuação estava disponível nas lojas físicas.
E isso fez com que o sucesso da franquia fosse algo simplesmente estrondoso.