TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
DICA: evite a recarga rápida durante o verão | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | DICA: evite a recarga rápida durante o verão

DICA: evite a recarga rápida durante o verão

Compartilhe

O verão chegou, e você está suando mais do que tampa feijoada que acabou de ficar pronta. Agora, imagine o quanto o seu smartphone e, principalmente, a bateria dele estão sofrendo com as altas temperaturas.

E tem uma coisa que pode piorar isso (sempre pode piorar…): a recarga rápida de bateria.

Ela é ótima para manter o seu smartphone vivo por mais algumas horas, mas péssima para a integridade o dispositivo em tempos onde a temperatura está muito mais elevada.

Por isso, vamos mostrar por que você deve modificar seus hábitos e deixar de lado a recarga rápida no smartphone durante o verão.

 

 

 

Por que isso é uma péssima ideia?

 

 

Apesar de ser maravilhosa a ideia de carregar por completo a bateria de um smartphone em apenas 30 minutos, fazer isso em uma temperatura ambiente que pode ultrapassar os 40 graus (sem falar na sensação térmica) é uma das ideias mais infelizes que você pode ter.

Eu nem preciso ir muito longe na explicação, já que é bem simples: a combinação da temperatura ambiente elevada com a recarga rápida fará com que o seu smartphone obviamente sofra de superaquecimento de forma muito rápida ou repentina.

A temperatura do dispositivo vai subir muito rapidamente, já que o sistema de recarga de bateria enviar essa energia em uma velocidade muito maior e em um tempo muito menor. E as consequências desse procedimento a longo prazo podem ser muito graves.

Não apenas a bateria acaba afetada e obtendo uma menor vida útil, como também outros componentes do smartphone acabam sentindo os efeitos colaterais indigestos da recarga rápida.

Além disso, a imensa maioria dos smartphones não contam com um sistema de dissipação de calor tão eficiente assim. Apenas os telefones premium ou da categoria gaming podem se dar ao luxo de contar com recursos de dissipação de calor mais eficientes.

E você não vai querer tentar a sorte com o seu Moto G da vida, certo?

 

 

 

O que fazer neste caso?

 

 

É importante deixar claro que a recarga rápida de bateria pode e deve ser utilizada sem maiores problemas. Porém, não recomendamos que esse tipo de uso se torne uma constante em sua vida.

Quando você está fora de casa, tem um tempo para tomar um lanche ou café em algum lugar, tem uma tomada disponível e precisa dar aquela recarga extra no telefone em um curto espaço de tempo, recarregar rapidamente é a melhor solução.

Agora, é altamente prejudicial utilizar a recarga rápida durante as noites de sono. Carregar rapidamente o telefone e deixar o dispositivo no carregador o tempo todo em 100% na tomada fará com que a vida útil da bateria fique prejudicada, sem falar no superaquecimento do telefone.

O ideal é que você utilize a carga rápida durante a noite antes de ir dormir, mas sem deixar o telefone conectado no carregador. Outra forma interessante é recarregar o telefone rapidamente pela manhã, enquanto você está tomando café.

Além disso, vale a pena substituir o carregador rápido por um mais lento para a recarga durante as madrugadas. Afinal de contas, você está dormindo, ou seja, não vai ter pressa em ver o telefone em plena carga com pouco tempo.

Por fim, utilize o seu telefone com os modos que otimizam a autonomia de bateria em função dos seus hábitos sempre ativo. Dessa forma, o smartphone pode entender quando você mais usa o dispositivo (enviando mais energia nesse modo), ou quando você pouco está utilizando o telefone (para gerenciar os recursos que gastam mais energia).


Compartilhe