TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Faça o overclock no PC com processador AMD | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Desktop PC | Faça o overclock no PC com processador AMD

Faça o overclock no PC com processador AMD

Compartilhe

Não faz muito tempo que publicamos aqui no blog o procedimento para realizar o overcloking em processadores Intel. E muita gente não sabe que dá para fazer o mesmo com os chips da AMD.

O processo de overclocking pode deixar o processador do seu computador mais veloz, entregando um maior desempenho. E a principal vantagem deste processo é que, se tudo der certo, os benefícios serão entregues a custo zero para o usuário.

Porém para tudo dar certo, é preciso saber qual é o procedimento correto. Tudo acontece com a ajuda de softwares específicos, e a melhora geral de desempenho é sempre expressiva.

Neste post, mostramos o que você precisa fazer para ser bem sucedido no procedimento de overclock nos processadores AMD.

 

 

 

Requisitos

Assim como acontece com os processadores Intel, o chip da AMD que vai passar pelo overcloking precisa estar desbloqueado. A boa notícia aqui é que a maioria dos chips da empresa já está nessa condição.

A placa-mãe precisa suportar o procedimento, já que o consumo de energia será acima do normal. Por conta disso, o sistema de resfriamento do computador precisa ser muito bom.

Sempre é importante reforçar que processadores que passam pelo procedimento de overcloking sofrem uma redução de vida útil, e você precisa lidar com isso.

 

 

 

Overcloking nos processadores AMD

 

 

A AMD também possui uma ferramenta própria de overcloking, a Ryzen Master. O procedimento aqui é bem parecido com aquele adotado para os chips da Intel.

Faça o seguinte:

  1. Faça o download e a instalação do software Ryzen Master.
  2. Abra o aplicativo, e realize o teste de esforço. Lembrando que muitos processadores AMD Ryzen conta com o sistema de resfriamento Wraith, o que dificulta o overclock. Se for o seu caso, coloque uma ventilação maior no computador, ou não tente o procedimento.
  3. Se o seu computador está abaixo dos 80 graus, realize o overclock a partir das configurações básicas do aplicativo, movendo o relógio do processador para ajustar as suas especificações.
  4. Mude o modo de controle padrão para Manual, e realize os ajustes de velocidade por conta própria.
  5. Após fazer os ajustes, clique em Aplicar. Lembrando: a cada variação feita nas especificações, é preciso testar se as mudanças vão funcionar conforme esperado, clicando em Testar.
  6. Ao variar os parâmetros, entre nas configurações avançadas para ver todas as informações com mais detalhes (uma área mais pensada nos usuários avançados).

Importante: o overcloking da AMD desaparece depois da reinicialização do sistema operacional, de modo que você precisa configurar tudo de novo. A boa notícia é que dá para criar um perfil de uso no Ryzen Master para carregar os parâmetros estabelecidos com apenas um clique.


Compartilhe