Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas de Downloads » Descubra se sua internet suporta o streaming em 4K

Descubra se sua internet suporta o streaming em 4K

Compartilhe

Você tem uma 4K e as assinaturas mais completas da Netflix, do Amazon Prime Video, do Disney+ e do HBO Max. Mas tem sérias dúvidas se a sua internet suporta a transmissão desses conteúdos em altíssima resolução. E essa é uma dúvida bem razoável.

No lugar de apresentar números e conceitos teóricos que podem ajudar a definir qual é a velocidade de internet que você precisa para reproduzir conteúdos em 4K, vamos mostrar na prática como obter essa resposta para o seu caso, pensando na conexão que você já possui na sua residência.

Para isso, vamos usar um software muito conhecido dos usuários conectados.

 

 

 

Speedtest estreia um teste de velocidade em vídeo

 

 

O Speedtest é um dos aplicativos para medição de velocidade de internet mais populares. Ele não custa nada, e conta com um mecanismo que entrega resultados muito confiáveis. Originalmente, ele está disponível para Android e iOS, nas respectivas lojas de aplicativos.

Pois bem, o Speedtest possui uma ferramenta para medição de velocidade de internet pensada especificamente na exibição de conteúdos em 4K via streaming. O software existe para o iOS desde fevereiro de 2021, mas agora o programa chega ao Android, alcançando um número muito maior de usuários.

Neste post, vamos mostrar como você deve utilizar esse aplicativo a seu favor, e descobrir se a Netflix em 4K vai funcionar sem maiores problemas com a internet que você possui.

 

 

Depois de realizar o download e a instalação do novo aplicativo, no menu inferior da interface, você verá entre os itens Velocidade e VPN a nova aba que oferece esse recurso: a aba Video.

Antes de continuar, é importante relembrar quais são as velocidades mínimas recomendadas de internet para o consumo de conteúdo em vídeo em função de sua resolução (os valores podem variar em função de vários fatores, como a estrutura e a saturação da rede em questão):

  • 3 Mb/s para vídeos em HD (720p)
  • 5 Mb/s para vídeos em Full HD (1080p)
  • 25 Mb/s para vídeos em UHD (4K)

 

O software do Speedtest realiza a sua avaliação tomando como base diferentes qualidades de vídeo, pois dessa forma ele consegue averiguar o máximo que a sua conexão pode oferecer.

Isso é importante para as pessoas que pretendem economizar algum dinheiro na hora de contratar um plano, pois não faz sentido assinar um serviço em 4K sendo que a sua internet só suporta enviar as imagens com qualidade a 1080p.

 

 

O aplicativo vai realizar um streaming de um conteúdo próprio processado com diferentes codecs e resoluções. Uma vez concluído, você fica sabendo qual é a velocidade máxima de sua rede e se a mesma está apta para uma determinada resolução de imagem. Ou seja, se o teste indicar que sua internet é perfeita para a reprodução de conteúdos a 2160p, é sinal que ela suporta sem problemas o streaming em 4K ou resoluções inferiores.

Também vale a pena utilizar o aplicativo em questão para realizar os testes com a sua rede de internet nos horários onde os serviços de streaming são mais utilizados pela maioria dos usuários. Aqui no Brasil, é no horário nobre, entre 21h e 00h.


Compartilhe