TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como solucionar o problema da umidade na porta do carregador do smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como solucionar o problema da umidade na porta do carregador do smartphone

Como solucionar o problema da umidade na porta do carregador do smartphone

Compartilhe

Nem tudo é o que parece ser.

Por exemplo, o seu smartphone está em suas mãos neste momento, ou pode estar seguro em cima da mesa. Mas isso não quer dizer que ele está completamente seco.

E essa percepção de realidade pode ocultar falhas absolutamente bizarras e aleatórias, como a detecção de umidade na área do conector do cabo de recarga de bateria do telefone.

Muitos usuários se deparam com esse tipo de problema no smartphone de tempos em tempos, e não sabem o que fazer.

E como eu estou com algum tempo livre neste momento, estou aqui, disposto a ajudar a quem mais precisa.

 

Do começo

A maioria dos smartphones atuais são resistentes à água. Mas isso não quer dizer que são à prova d’água, e a maioria dos usuários não sabe disso. As certificações ou proteções dos dispositivos servem para suportar gostas de chuva ou quedas acidentais em água doce.

Ou seja, para aquelas pessoas que sempre acreditavam que poderiam mergulhar na piscina ou deixar o smartphone receber banhos eventuais de água por entenderem que essa proteção nativa de fábrica poderia evitar o pior no dispositivo, eu recomendo que essas pessoas revejam seriamente os seus conceitos.

Esse comportamento que pode até parecer algo irresponsável em alguns casos pode resultar em problemas que nem são tão sérios no começo, mas que irritam com o passar do tempo. Por exemplo, o sistema operacional do dispositivo pode detectar umidade na porta do conector do carregador em um falso positivo, ou seja, quando ele não está na água ou tomando chuva.

E se você encontrou esse conteúdo, é provável que esse problema está acontecendo com você nesse exato momento.

Muito provavelmente existe uma pequena quantidade de umidade na porta do carregador do seu telefone, e não é possível seguir usando o dispositivo normalmente. E nem mesmo dá para colocar o dispositivo para recarregar.

A partir de agora, vou contar por que isso está acontecendo, e quais são as soluções possíveis.

 

Por que o sistema detectou umidade na porta do carregador?

É normal sentir um certo susto na primeira vez que essa mensagem aparece na tela do telefone. E é igualmente normal sentir um pouco de medo com isso, especialmente quando o smartphone não ficou exposto a nenhum tipo de umidade.

O usuário recebe uma notificação pedindo para verificar o conector de entrada de bateria para conferir se não existe nenhum tipo de umidade presente.

Aqui, é melhor tomar a decisão mais óbvia e fazer o que o sistema operacional está pedindo: certifique-se de que essa porta está completamente seca antes de carregar o smartphone.

 

Por que essa falha bizarra acontece?

Os conectores de recarga dos smartphones contam com um sistema de detecção para evitar curtos-circuitos. O problema é que o sistema pode ser ativado mesmo se o telefone estiver seco. E aí, para carregar a bateria novamente, é preciso esperar a porta secar por completo.

Na maioria dos casos, isso acontece quando as mudanças de temperatura produzem algum tipo de condensação no local do conector de recarga. Aqui, o sistema pode detectar uma pequena quantidade de umidade e, assim, gerar o falso positivo. Isso é mais comum acontecer quando o smartphone em questão está utilizando um case.

A boa notícia é que essa falha de sistema pode ser resolvida com relativa facilidade.

 

Se o smartphone realmente caiu na água

Aqui, só resta esperar o conector do smartphone secar por completo. Espere por alguns minutos, ou sopre um pouco para que a gota da discórdia desapareça. Você também pode usar papel toalha para tentar secar mais rápido, mas tome cuidado para não ficar resíduos no local e piorar ainda mais a situação.

Jamais insira um utensílio ou ferramenta que pode causar danos irreversíveis neste conector, pois aí você fica sem carregar o telefone ou danificar o dispositivo de forma definitiva. E você não quer lidar com um prejuízo ainda maior, não é mesmo?

 

Se o smartphone não caiu na água

É possível que a tal condensação pela variação de temperatura seja a culpada. Aqui, siga o mesmo procedimento adotado para secar o conector do smartphone molhado. A detecção de umidade acidental pode resultar nessa falha.

Tanto, que assim que você conecta o carregador, o dispositivo emite a mensagem pedindo para desconectar o item de forma imediata, porque a umidade foi detectada. Nesse caso, o recomendado é o seguinte:

  1. Conecte o carregador no conector de recarga do smartphone.
  2. Reinicie o dispositivo.
  3. Espere o telefone ligar de novo e verifique se a mensagem de erro deixou de aparecer.

Isso pode funcionar em alguns casos. Se você continuar a enfrentar problemas, o melhor mesmo é contactar o serviço de assistência técnica do fabricante para que o smartphone seja revisado em bancada, com um diagnóstico mais preciso.


Compartilhe