A maioria dos smartphones atuais são resistentes à água. Mas isso não quer dizer que são à prova d’água. As certificações ou proteções dos dispositivos servem para suportar gostas de chuva ou quedas acidentais em água doce.

E isso pode oferecer desvantagens, como por exemplo o sistema detectar umidade em falso positivo, ou seja, quando ele não está na água ou tomando chuva. E se você caiu nesse post, é provável que esse problema está acontecendo com você nesse exato momento.

Muito provavelmente há umidade na porta do carregador, e não é possível seguir usando o smartphone normalmente. E nem mesmo dá para colocar o dispositivo para recarregar.

Nesse post, contamos por que isso acontece, e quais as soluções possíveis.

 

 

Por que o sistema detectou umidade na porta do carregador?

A primeira vez que isso acontece dá mesmo um susto, especialmente quando o smartphone não ficou exposto a nenhum tipo de umidade. O usuário recebe uma notificação pedindo para verificar a porta USB. Bom, certifique-se que essa porta está completamente seca antes de carregar o smartphone.

 

 

Mas… por que isso acontece?

As portas USB contam com um sistema de detecção para evitar curto-circuitos. O problema é que o sistema pode ser ativado mesmo se o smartphone estiver seco. E aí, para carregar a bateria novamente, é preciso esperar a porta secar por completo.

O que acontece é que, às vezes, principalmente em smartphones que usam cases, as mudanças de temperatura pode produzir algum tipo de condensação, e o sistema pode detectar alguma umidade. É uma falha de sistema que pode ser resolvida com relativa facilidade.

 

 

Agora, se o smartphone molhou…

Aqui, só resta esperar a porta USB secar. Mesmo. Espere por alguns minutos, ou sopre um pouco para que a gota da discórdia desapareça. Você também pode usar papel toalha para tentar secar mais rápido.

Jamis insira um utensílio ou ferramenta que pode causar danos irreversíveis no carregador, pois aí você fica sem carregar o dispositivo para sempre.

 

 

Se você não molhou o smartphone…

É possível que a tal condensação pela variação de temperatura seja a culpada. Aqui, siga o mesmo procedimento adotado para o smartphone molhado. A detecção de umidade sem que o usuário pudesse fazer algo para resolver pode resultar nessa falha.

Tanto, que assim que você conecta o carregador, o dispositivo emite a mensagem pedindo para desconectar o carregador porque a umidade foi detectada. Nesse caso, o recomendado é o seguinte:

– Conecte o carregador na porta USB do smartphone.
– Reinicie o dispositivo.
– Espere o telefone ligar de novo e verifique se a mensagem deixou de aparecer.

 

Isso pode funcionar em alguns casos. Se você continuar a enfrentar problemas, o melhor mesmo é contactar o serviço técnico para que o telefone seja revisado em bancada, com um diagnóstico mais preciso.