Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como saber se tenho um vírus no smartphone

Como saber se tenho um vírus no smartphone

Compartilhe

Ter um vírus no smartphone significa ter enormes dores de cabeça a administrar. Seu dispositivo vai trabalhar de forma anormal, e seus dados podem ser expostos a qualquer momento. Quanto antes você detectar os problemas, mais rápido você encontra as soluções.

Neste post, vamos mostrar como você pode identificar se o seu smartphone está com um vírus, e o que você pode fazer para removê-lo de forma rápida e segura.

 

 

 

Identificando os diferentes tipos de malware

Existem pelo menos três tipos de virus e malwares para smartphones que precisam ser identificados para determinar a melhor ação para remover essa ameaça.

A saber:

  • Adware: é um dos tipos de malware mais comuns, e basicamente enche o seu smartphone de publicidade. Se você está recebendo o tempo todo propagandas diversas e de diferentes aplicativos, desconfie.
  • Trojan: ameaças que se disfarçam de outros programas para obter dados pessoais e prejudicar o desempenho do dispositivo. É o “cavalo de Tróia”, literalmente.
  • Spyware: software que fica operando em segundo plano para coletar dados do usuário e sobre o seu comportamento no dispositivo. São os mais persistentes e silenciosos e, consequentemente, os mais letais.

 

 

 

Sinais para identificar se o seu celular está infectado

  • Desempenho anormal do telefone: menus e aplicativos fechados, aplicativos instalados sem nossa permissão, configurações que se alteram etc.
  • Consumo excessivo de bateria: pelas configurações e bateria podemos ver qual processo está usando tanta bateria, não o reconhecemos ou é um aplicativo estranho, podemos estar infectados.
  • Consumo excessivo de dados: os vírus costumam enviar dados do telefone para seus servidores, então podemos notar um aumento de dados de um dia para o outro. Verifique nas configurações.
  • Publicidade onde não deveria: se o seu telefone mostra mais anúncios do que o normal e, acima de tudo, faz isso em navegadores onde antes não havia, você pode ter adware .
  • Aplicativos com permissão de ‘acessibilidade’ no Android: Essa permissão pode fazer com que um vírus controle completamente o seu telefone. Se você tiver alguma suspeita, olhe a lista de aplicativos com permissão de acessibilidade, pode haver um suspeito na lista.

 

 

 

O que você pode fazer para remover um malware ou vírus?

Usar um software especializado para eliminar esse aplicativo ameaçador.

Tanto na App Store (iOS) como na Play Store (Android), você pode encontrar ferramentas que prometem remover as ameaças digitais que eventualmente estão instaladas em seu smartphone. Recomendamos que, antes mesmo de instalar qualquer outro programa, que faça uma apurada pesquisa para identificar qual é o melhor ou que conta com a máxima credibilidade.

Além disso, usar o senso comum no comportamento de uso com o smartphone é uma excelente medida para prevenir a infecção do dispositivo por vírus e malwares. Na verdade, essa é a primeira barreira de defesa. Sempre use o bom senso na navegação da internet.


Compartilhe